Portal O Debate
Grupo WhatsApp

E agora, Brasil? Como as empresas podem chegar “vivas” em 2018?

E agora, Brasil? Como as empresas podem chegar “vivas” em 2018?

20/05/2016 Luciano Salamacha

O ano de 2016 já pode ser considerado perdido para as empresas no Brasil.

A meta agora é sobreviver em 2017 e chegar “vivo” em 2018. Desde 2014 estava evidente que o País mergulhava em uma séria crise econômica motivada por três grandes pilares: o crescimento da inflação; a retração da economia repercutindo em queda no PIB, e a elevação dos custos das tarifas públicas, notadamente energia elétrica e combustíveis, que ainda impactou na elevação das taxas de juros e, consequente, pressão sobre o custo financeiro do capital de giro necessário para as empresas "girarem" o seu dia-a-dia.

O posicionamento adotado para 2016 e 2017 foi de austeridade total na gestão dos custos, redução da previsão das vendas e um repensar sobre todos os processos adotados pelas organizações. Ficou evidente a tendência que, para sobreviver, seria necessário vender para mais clientes -ainda que com volume per capita menor- para conseguir manter ou evitar queda grave no faturamento.

Também ficou imperativa a revisão dos relacionamentos com os clientes. Antes, um cliente construía uma relação duradoura. Hoje, as empresas não podem tentar manter esses relacionamentos baseados em cenários de estabilidade e consumo em um ambiente fortemente influenciado pela instabilidade.

Diante do impeachment, observa-se que no curto prazo não há tendência de considerável alteração no cenário econômico no curto prazo. Nos próximos 30 dias, o potencial novo governo tende a gerar instabilidade junto ao mercado por conta da construção de um novo governo que não se sabe por quanto tempo estará no comando do País.

Não se pode descartar fatores como o potencial retorno do Governo Dilma dentro de 180 dias, o que acarretaria em nova composição governamental, novas políticas econômicas etc.

Frente à essa realidade, algumas dicas básicas podem auxiliar as empresas para concluírem 2016 e 2017. São:

1. Foque sua atuação em sobrevivência. 2016 é um ano que não terminará em comemoração por uma retomada milagrosa do crescimento econômico;

2. Foque na avaliação dos executivos que estão na gestão da empresa. Neste momento é preciso pessoas sensatas e flexíveis para conduzir o barco em mar turbulento;

3. Torne a análise estratégica o principal foco de suas reuniões. A instabilidade exige sensibilidade em relação às mudanças e perder o foco com questões operacionais menores pode significar fuga da real responsabilidade;

4. Pense no médio e longo prazo: empresários, profissionais e consumidores vivem de expectativas positivas. Essa é a função da gestão da empresa e esse foco somente é encontrado com uma visão mais ampla sobre o potencial de consumo do Brasil;

5. Revise sua política de concessão de crédito. Clientes tradicionalmente adimplentes poderão ser envolvidos pela elevação da inadimplência no mercado. A combinação de "custo de vida em elevação" com "elevação do desemprego" gera um elemento corrosivo da tranquilidade na concessão do crédito. Setores ligados a bens de consumo durável são os mais suscetíveis a sofrer neste momento.

6. Olhe para o ticket médio mais baixo. Compras menores serão a tônica nos próximos dois anos e isso implica que as empresas deverão conquistar mais clientes se quiserem manter o mesmo faturamento.

* Luciano Salamacha é Doutor em Administração, Mestre em Engenharia de Produção, com MBA em Gestão Empresarial e Pós-Graduação em Gestão Industrial.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes