Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Economia de água acessível a qualquer setor

Economia de água acessível a qualquer setor

18/03/2017 Antonio Luis Francisco

Todos os setores precisam racionalizar o consumo de água, principalmente o agropecuário.

Que a água é essencial para a vida humana não é segredo, mas, cada vez mais, são enormes os desafios para a preservação de um bem tão indispensável e finito como esse.

As necessidades nas mais variadas áreas humanas e naturais são um contraponto às influências climáticas, ao alto índice de desperdício e à poluição, que reduzem as fontes de recursos hídricos potáveis e utilizáveis no dia a dia das pessoas, na indústria, agricultura ou pecuária.

O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, traz à tona diferentes aspectos relativos ao tema, mas todos contarão com um ponto em comum: a possibilidade de consumo racional, consciente e econômico. Isto é, sem desperdícios.

A pecuária, juntamente com a agricultura, está entre os setores que mais consomem recursos hídricos – cerca de 70% -, tanto na geração de alimentos para os animais e abastecimento dos rebanhos como no processamento da carne.

No entanto, há formas de garantir a redução da quantidade de água utilizada. Modernas técnicas de manejo aliadas à tecnologia podem trazer benefícios reais ao produtor, ao meio ambiente e à população que consome os alimentos. Um exemplo prático é a utilização de lavadoras de alta pressão, recomendadas na limpeza das áreas de criação, manipulação e estocagem de carne e alimentos em geral.

O mercado disponibiliza modelos com água fria ou quente, que proporcionam uma desinfecção mais profunda e rápida, uma vez que todo o cuidado é pouco para que não haja propagação de micro-organismos que possam provocar problemas de saúde nas pessoas.

Pisos, ralos, paredes, corredores, baias, silos, móveis, divisórias, estruturas metálicas e utensílios, utilizados em criadouros, creche, comedouros, bebedouros, sala de ordenha, abatedouros, bebedouros; áreas de manipulação e estocagem de matéria-prima e de alimentos; e equipamentos e veículos usados da colheita ao transporte podem ser limpos com essas máquinas que, graças aos jatos de elevada pressão, podem economizar até 80% de água em comparação a uma torneira comum, reduzindo o esforço físico e aumentando a qualidade final do trabalho.

Cada etapa da cadeia produtiva agropecuária tem um peso significativo no consumo de água. Pode-se tomar como base dados da produção nacional de carne suína, superior a 3,6 milhões de toneladas ao ano, e de frango, mais de 13 milhões de toneladas anuais.

Desta forma, qualquer iniciativa que contribua para a economia de recursos hídricos é válida. Os esforços devem ser conjuntos, em todos os setores e etapas produtivas. É certo que a conscientização de pecuaristas, agricultores e das pessoas tem aumentado.

O país dispõe de tecnologia acessível e eficiente para a otimização das atividades de limpeza e higienização e o uso de equipamentos apropriados já é disseminado em diversas esferas, havendo a possibilidade de ampliar ainda mais esse uso. As sequentes crises hídricas registradas no Brasil e que não se limitam à região Nordeste indicam que algo deve ser feito para evitar o colapso dos recursos naturais, antes que seja tarde.

* Antonio Luis Francisco (PJ) é Diretor Geral da JactoClean – empresa do Grupo Jacto, referência nacional em equipamentos para serviços de limpeza.



O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan