Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Economia e Academia na Amazônia

Economia e Academia na Amazônia

15/08/2016 Wilson Périco

Empreendedores e cientistas precisam amiudar sua conversa e objetos de interesse.

Além da logística e da vontade política de sua representação parlamentar, empreender de forma competitiva na Amazônia exige estreita aproximação entre o setor produtivo e os órgãos de pesquisa, economia e academia.

Empreendedores e cientistas precisam amiudar sua conversa e objetos de interesse. Por isso, foi gratificante – e não deve parar por aí – o encontro entre o GEEA (Grupo de Estudos Estratégicos da Amazônia), o CIEAM (Centro da Indústria do Estado do Amazonas) e os pesquisadores do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), para debater exatamente a intersecção fecunda entre o conhecimento e o empreendimento.

O modelo industrial existente precisa agregar valor e insumos locais no desafio de ampliar sua planta manufatureira na direção da bioeconomia. E bioeconomia, na Amazônia, com 20% dos princípios ativos de todo o planeta, é o melhor caminho, para não dizer o mais inteligente.

As indústrias do fazer e do conhecer devem estar integradas. Afinal, a demanda mundial por produtos de beleza, da dermocosmética, da nutrição orgânica e harmônica do ponto de vista do sabor e da saúde, bate à porta das novas oportunidades.

E o que dizer da farmacopeia, após a conquista do projeto genoma, que dará longevidade ao ser humano na medida em que passa a entender a sequência bioquímica de evolução ou finitude da vida. Esta é a percepção das entidades da indústria, comércio e agricultura, a Ação Empresarial do Estado do Amazonas.

Desarticulação inaceitável

Há mais de seis décadas, o INPA fincou pé nesta Amazônia que o mundo inteiro cobiça desde a chegada europeia. E é gratificante perceber esta interação do instituto com a sociedade, que lhe dá sustento e lhe fornece os insumos da pesquisa dos seus acervos e inventários.

É gratificante verificar as Forças Armadas abrirem espaço em seus pelotões de fronteira, para pesquisadores criarem opções de pesquisa e desenvolvimento nestes rincões da imensa Amazônia. Não faz sentido vê-la tão empobrecida em seus indicadores de desenvolvimento humano, por viver sobre tesouros inestimáveis da biodiversidade e da geodiversidade que o mundo precisa.

O Tribunal de Contas da União, depois de 10 anos de exaustivos levantamentos, com todos os atores públicos e privados da gestão da Amazônia, acionou o Ministério Público Federal, seção Amazonas, para promover uma revisão das políticas públicas federais na região.

Recursos são desperdiçados por conta da desarticulação e da ausência de planejamento conjunto e de longo prazo. O TCU também aponta que os recursos destinados à pesquisa, desenvolvimento e infraestrutura são contingenciados em frontal desrespeito às leis que os criaram.

O texto do Acórdão, firmado com o MPF-AM em abril, está no portal www.cieam.com.br, e se refere exatamente às verbas de P&D e taxas da Suframa, recolhidas pelas empresas da Zona Franca de Manaus, e 80% confiscadas pela União para outros fins.

As novas trilhas

A atividade industrial de Manaus tem orgulho de manter integralmente a UEA (Universidade do Estado do Amazonas), presente em todos os 62 municípios de um estado que é maior, territorialmente, do que todo o Nordeste e toda a Europa Ocidental.

Além do orgulho, temos, sobretudo, a expectativa de debater com esta academia, e demais estudiosos das vocações de negócios sustentáveis da região, os novos caminhos que diversifiquem e interiorizem a economia. Por tudo isso, é promissor o debate entre cientistas e empresários, e os atores federais presentes no Amazonas.

Hoje, com a ajuda do INPA e da Embrapa, produzimos 30 toneladas de proteína de peixe por hectare em Rondônia, que abastece Manaus. No Centro-Oeste, apenas 300 quilos de proteína são extraídos da pecuária bovina. Já temos as lições de como propagar em laboratório as espécies da flora com alto valor comercial, e não mais derrubar o pau-rosa para a indústria de perfumaria francesa.

A indústria financiou o CBA (Centro de Biotecnologia da Amazônia), que a União só agora começa a perceber seu papel. Precisamos de mais conversas, mais infraestrutura, mais vontade política. A prosperidade, que daí advém, a gente sabe produzir.

* Wilson Périco é presidente do CIEAM (Centro da Indústria do Estado do Amazonas).



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra