Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Eduardo Cunha e sua prisão preventiva

Eduardo Cunha e sua prisão preventiva

19/10/2016 Rodrigo Augusto Prando

Não faz muito, Eduardo Cunha foi preso pela Política Federal, por ordem do Juiz Sérgio Moro.

A prisão, em caráter preventivo, tem prazo indeterminado, pois a Justiça entende que Cunha pode não só representa risco à instrução do processo e à ordem público, bem como tem possibilidade de fugir, graças a recursos financeiros no exterior e dupla cidadania.

No campo político, Cunha já havia sido derrotado em duas ocasiões: foi afastado da Presidência da Câmara dos Deputados por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) e, depois, teve seu mandato de deputado cassado pelo plenário daquela Casa.

A prisão, por conta de tudo que se noticiou, até o momento, acerca da trajetória de Cunha, era esperada, sobretudo após sua cassação pela Câmara dos Deputados e a perda de sua condição de possuidor de foro privilegiado.

Sem a prerrogativa de foro, o processo, que tramitava no Supremo Tribunal Federal, foi enviado a Curitiba, para o tão temido juiz de primeira instância, Sérgio Moro. Eduardo Cunha foi, por assim dizer, figura central na admissibilidade do processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff, na ocasião em que presidia a Câmara.

No desenrolar frenético das ações políticas no país nos últimos meses, tínhamos, a um só tempo, as investigações da Operação Lava Jato, o processo de afastamento de Dilma, as manobras protelatórias de Cunha e seus aliados para salvar seu mandato, Olimpíadas, governo interino de Temer, eleições municipais, enfim, um turbilhão de eventos, especialmente os da seara política, incapazes de se apresentarem de forma límpida e previsíveis.

A narrativa de Dilma e do PT, de golpe contra uma “presidenta eleita”, deu a tônica de sua defesa, buscando, a todo custo, imprimir o processo de impeachment como uma vingança pessoal de Cunha contra Dilma e o PT, pelo fato de que estes não quiseram participar de um acordo para salvar Cunha de sua cassação.

Sem recorrer a maniqueísmos fáceis, quis o destino, ou, noutra acepção, a fortuna (sorte, para Maquiavel), apresentar sua faceta mais cruel para ambos: perderam o poder, a legitimidade, a força junto aos seus pares e, por fim, seus mandatos.

A prisão de Cunha é mais um alicerce retirado do discurso petista que as investigações da Lava Jato são seletivas e só miram no PT. Não bastasse essa infeliz – para Cunha e Dilma – coincidência de perderem o mandato, há outra que assombra mais do que tudo: ter um processo criminal nas mãos de Sérgio Moro.

Cunha lutou pelo seu mandato para continuar longe de Moro, perdeu e foi preso; Lula e muitos outros, também, querem salutar distância de Curitiba. E o porquê disso? Simples: na presença de Sérgio Moro, a inteligência e astúcia política cedem lugar aos fatos e temas afeitos ao Direito, às leis – o discurso político não se coaduna, neste caso, com a lógica jurídica.

Tem sido amplamente demonstrado que as ações levadas a cabo por Moro são muito bem constituídas e que as instâncias superiores tendem a confirmar suas conclusões. Esse enredo político-judicial-policial está longe de cessar.

Com essa prisão de Eduardo Cunha um primeiro capítulo se fecha parcialmente, pois, no próximo, haverá, por certo, um julgamento. Ademais, a trama que ora assistimos é de se lamentar, mas de se questionar: como chegamos a essa situação na vida política nacional?

* Rodrigo Augusto Prando é sociólogo e professor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre