Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Em festa de jacu, não entra inhambu

Em festa de jacu, não entra inhambu

22/09/2016 Bady Curi Neto

A ministra Cármen Lúcia tem pontificado no STF através de suas decisões e de sua celeridade com os processos.

Agora assume o mais alto cargo da magistratura do país, presidente da Suprema Corte. A segunda mulher a ocupar cargo de elevada responsabilidade, que em muito orgulha os mineiros.

Em sua atuação naquela casa de justiça foi dura contra os envolvidos no processo do mensalão, apelido dado à ação penal 470, onde parlamentares recebiam vantagens financeiras, ilícitas, para votarem na Câmara Federal de acordo com interesse do então governo do ex-presidente Lula.

Sua atuação frente à presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi irretocável, sendo, inclusive, reconhecida e elogiada pelos seus pares. No STF tem uma atuação discreta, mas firme, longe dos holofotes da imprensa.

Em seu discurso de posse, iniciou cumprimentando o povo, que nas palavras da nova presidente da corte constitucional, o cidadão é a “autoridade suprema de todos nós servidores públicos” e, somente após cumprimentou o presidente da República, Michel Temer, quebrando o protocolo, mas demonstrando que a razão de ser do Estado Democrático de Direito é o cidadão que deve estar em primeiro lugar nas prioridades do Poder Judiciário, Legislativo e Executivo, assim como todos os servidores públicos.

A ministra, ao longo do discurso de posse enfatizou a necessidade de aprimoramento do poder judiciário "O que no Judiciário não deu certo há de se mudar para se fazer na forma constitucionalmente prevista. Mas não vou continuar apontando problemas. Minha responsabilidade é fazer acontecer as soluções. O Judiciário brasileiro reclama mudanças. Estamos fazendo mudanças e é preciso que elas continuem e cada vez com mais pressa".

Ao soldar a presidente Cármen Lúcia, em seu nome e dos demais pares, o decano da corte, ministro Celso Mello, “bateu” forte contra a corrupção e àqueles, que a exemplo de alguns que compunham a plateia, como convidados, são infiéis à causa pública, nas palavras do Ministro, que sem denominar, discursou.

“O direito ao governo honesto constitui uma insuprimível prerrogativa da própria cidadania. E que, deste tribunal, senhora ministra presidente, parta a advertência severa e impessoal de que aqueles que transgredirem tais mandamentos expor-se-ão sem prejuízo de outros tipos de responsabilização, não importando a sua posição estamental, se patrícios ou se plebeus [...] devendo ser punidos exemplarmente na forma da lei esses infiéis da causa pública, esses indignos do poder".

Causou estranheza a presença do ex-presidente Lula, investigado, suspeito e réu em vários processos judiciais por desvio de conduta e envolvimento com a corrupção. É certo que ninguém pode ser considerado culpado por responder a processos, mas o convite ao ex-presidente, pelo cerimonial da mais alta corte, é um desprestígio para a justiça, principalmente após ser flagrado, em gravação, falando mal de Ministros do Judiciário e por suspeita de obstrução da justiça. Mudaram o provérbio popular: “Em festa de jacu, não deveria entrar inhambu. ”

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli