Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Erros ao lidar com seu chefe

Erros ao lidar com seu chefe

23/05/2015 Anderson Coutinho

Seu chefe é o único capaz de fazer você crescer ou estagnar.

Muitos profissionais até sabem disso, mas, não agem de modo coerente com esta verdade. Por isso, vai aqui uma pequena lista de erros que você deve evitar cometer com seu chefe.

Ao receber uma solicitação específica do seu líder, daquelas que fogem à rotina do dia a dia, priorize e deixe-o perceber que ele tem a preferência. Atenção, ‘deixe-o perceber’, não pode ser superficial, você não deve parecer dar prioridade. É preciso comprometer-se de dentro para fora efetivamente e espontaneamente.

Trabalhe para compensar as deficiências de seu chefe, nunca para apontá-las ou expô-las. Dificilmente ele chegou ao cargo por acaso e certamente haverá bons motivos para que ele se mantenha no mesmo. Expor suas deficiências é uma prática inútil, quando não prejudicial a você mesmo.

Ao ouvir um pedido de seu chefe, nunca diga que aquilo é difícil, muito menos que é impossível. Comprometa-se e faça! Se não ficar bem feito ou se não puder ser feito porque efetivamente é difícil ou impossível, mostre a ele que seu esforço não andou de mãos dadas com o desânimo.

Quem faz e mostra que não deu certo de maneira colaborativa, ganha pontos. Você não precisa ser amigo do seu chefe, nem precisa gostar dele, mas é indispensável que você o respeite, dentro e fora da empresa. Um chefe desrespeitado torna-se seu inimigo. Não minta. Esse é o mais grave erro que um colaborador poderá cometer com seu superior. A primeira mentira marca o início do fim da confiança. E acredite: chefes têm memória de ‘elefante’ e jamais se esquecem.

Portanto, se você errou, assuma. Está diante de uma pergunta difícil, responda a verdade. Por pior que sejam as consequências de assumir uma falha, elas nunca serão mais graves do que aquelas onde você assumir uma mentira. Entre demonstrar fidelidade ao seu chefe e aos seus colegas de trabalho, seja fiel ao chefe.

Chefes detestam situações onde os colaboradores se protegem, evitando que erros sejam corrigidos e falhas sejam resolvidas. Não é o colega de trabalho que paga seu salário, nem será ele que te dará aumento, menos que protegerá sua imagem.

Colaboradores que se mostram fiéis ao chefe, criam merecimento para terem um chefe fiel a eles. O relacionamento com seu chefe deve ser verdadeiro, profundo e intenso. Não no sentido de se tornar amigo de seu chefe, pois alguns abominam essa possibilidade, mas, no sentido de se mostrar verdadeiro, presente, proativo e realmente interessado em prover soluções para os problemas do dia a dia. Não de fora para dentro, mas de dentro para fora. Ao ser repreendido pelo chefe, nunca assuma posição de revide.

Chefes irritados não o são por gosto, ou por prazer. Antes, são atormentados por pesados compromissos que você certamente nem conhece. Revidar uma chamada de atenção no momento do nervosismo do chefe é o mesmo que tentar apagar o incêndio com petróleo.

Acate a ordem, assimile a repreensão e, depois, quando as coisas se acalmarem, peça desculpas sinceramente pela falha. Nesse momento você cria empatia, simpatia, confiança e solidez. Mas lembre-se: não pode ser algo forjado.

Se não for sincero, fruto de uma reforma íntima onde você vença o orgulho próprio em prol de um bem maior, não vai funcionar. Apesar de aparentemente essa ser uma forma de se situar em uma zona de conforto, acredite: o puxa saco não tem raízes. Você poderá fazer gentilezas, e até se propor auxiliar seu chefe em níveis pessoais, mas, o faça pelo puro prazer de ver alguém que você admira e respeita, satisfeito.

Não leve assuntos pessoais de seu chefe a ninguém. Vença aquela mórbida vontade de mostrar a todos que você tem o privilégio da confiança e proximidade do chefe. Exposições como ‘hoje vou almoçar na casa do chefe’, ou ‘o chefe me deixou dar uma volta no carro dele’ não possuem absolutamente nada de proveitoso, nem para ele e, menos ainda para você.

* Anderson Coutinho é Consultor de planejamento estratégico da CH&TCR.



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli