Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Estratégias que encantam o consumidor

Estratégias que encantam o consumidor

20/07/2017 Ádila Ribeiro Berretella

O universo do consumidor e os bastidores para despertar o desejo de compra.

Quando o consumidor visita uma loja não imagina todos os esforços realizados para que as exposições e as vitrines estejam arrumadas de maneira a conquistá-lo. Pode parecer pouco, mas não é: há todo um planejamento e estratégia para que o produto se torne atrativo e, consequentemente, desperte o interesse pela compra.

Do mesmo modo, ao entrar em um hipermercado, o consumidor se depara com vários setores – alimentício, eletroportáteis, bazar, vestuário, beleza – em um único lugar, dando a ele a oportunidade de apreciar as novidades e, em alguns casos, fazer a experimentação do produto desejado.

É algo rotineiro para o consumidor, mas a arrumação, a limpeza e a criatividade do que está exposto estão sempre associadas com a estratégia de marketing da rede visitada e das marcas por ela comercializadas.

E para que tudo aconteça com a máxima sincronia – e dentro das regras –, os fornecedores seguem os layouts determinados pela rede ao realizar as exposições dos produtos por meio de seus promotores e repositores de vendas. Os estabelecimentos, além da equipe interna de funcionários, também contam, e muito, com o apoio do pessoal de promoção.

Talvez o consumidor não se atente, mas o televisor ligado no setor de eletroportáteis, com lindas imagens, sons e recursos foi premeditadamente “programado” para que ele imagine como ficaria na sala de sua casa e os benefícios que a sua Família teria com essa compra.

Ou uma promotora realizando degustação com um liquidificador incrível, potente e colorido, que resultou na elaboração daquela mousse divina. Ao passar pelo setor de bazar há uma exposição linda de uma mesa de jantar, com pratos, talheres, copos, guardanapos e jogo americano.

Será a partir dali que despertará no consumidor a ideia de como fazer o mesmo em casa, especialmente pontuando todos os itens indispensáveis para o mais agradável dos jantares.

Enquanto no setor de vestuário infantil os looks estão fantásticos com as mais variadas combinações, no de beleza, expositores com shampoos, cremes e maquiagens trazem lindas atrizes no material promocional.

Enfim, as possibilidades são inesgotáveis, mas tudo precisa ser feito rigorosamente dentro das regras e criteriosamente pensado. E, para isso, promotores e repositores são indispensáveis.

Mas como garantir os melhores espaços e pontos estratégicos dentro da loja para despertar ao máximo o desejo de compra no consumidor? É necessário seguir alguns passos:

- Ter produtos com embalagens chamativas e com fácil visualização dos diferenciais do produto;

- Dispor de materiais promocionais que apontem os benefícios dos produtos, como wobbler, testeiras, totem, móbile, faixa de gôndola, balões, cubos, papel forração etc;

- Criar um planograma dos produtos para que os promotores e repositores tenham direcionamento de como deverão expor os produtos;

- Desenvolver um calendário promocional com as datas festivas de cada mês e trabalhar com ações pontuais, como vitrines, degustações e demonstrações;

- Ter representantes da empresa como promotores, repositores e coordenadores visitando as lojas e criando relacionamento com gerentes e líderes do setor.

Diante de tantas opções de marcas oferecidas ao consumidor dentro de uma loja, é fundamental que as empresas desenvolvam estratégias para a sua marca ter destaque e consequentemente vendas.

* Ádila Ribeiro Berretella é diretora da TOP PEOPLE, empresa especializada em trade marketing e recrutamento e seleção.



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado