Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Há um velho ditado que diz que “pau que bate em Chico, bate em Francisco”

Há um velho ditado que diz que “pau que bate em Chico, bate em Francisco”

27/04/2016 Bady Curi Neto

As normas processuais e princípios e garantias fundamentais devem ser aplicadas a todos indistintamente.

O Governo Federal e partidos da base aliada para tentar barrar novas denúncias que surgiram durante a tramitação do processo do Impedimento na Câmara Federal, a exemplo da delação premiada do senador Delcidio do Amaral (ex-líder do governo no Senado), interpuseram recursos de toda espécie afirmando que a defesa da presidente Dilma Rousseff estaria prejudicada, certo que tais fatos, por serem novos, não constava na petição inaugural do pedido do Impeachment.

Naquele momento, a razão assistia aos advogados da Presidente. A denúncia deve ser clara e objetiva não podendo inovar com outros fatos, sob pena de infringência aos Princípios Constitucionais da ampla defesa e do contraditório, o que levaria a nulidade do processo.

Tais princípios consagrados como cláusulas pétreas na Constituição Federal foram um grande avanço, devendo ser respeitados em processos de quaisquer naturezas, sejam penais, cíveis, políticos e administrativos. O acusado, por óbvio, tem que saber que tal ato está promovendo a sua defesa não podendo haver surpresas no decorrer do processo.

Fatos e acusações novos podem ser elementos de outro processo, onde o defensor exercerá a defesa sobre o ato que é imputado ao seu constituinte. Frise-se que este princípio teve a estreita observância no processo de impedimento iniciado na Câmara dos deputados, conforme o relatório final apresentado pelo deputado Jovanir Arantes que apesar de citar vários atos praticados pela presidente Dilma Rousseff, na parte conclusiva, decidiu apenas sobre as imputações constantes na denúncia, com as limitações impostas pelo presidente da Câmara, quando da sua aceitação.

Os Princípios Constitucionais, como dito, aplicam-se a todos os processos, valendo para todas as pessoas que necessitam exercer sua defesa, seja um simples cidadão, a mandatária maior da nação no processo de Impedimento e o presidente da Câmara Federal no Conselho de Ética.

Ressalto que não estou a defender Eduardo Cunha, mas apenas emitindo minha opinião a respeito do processo por falta de decoro parlamentar que tramita perante o referido Conselho. Segundo noticiado pela imprensa, o Conselho de Ética está examinado denúncia contra o presidente da Câmara dos Deputados de que ele havia mentido a seus pares, perante a CPI da Petrobras, ao informar que não possuía contas, em seu nome, no exterior.

No decorrer do processo, fatos mais graves surgiram em várias delações premiadas, onde colaboradores afirmaram que Eduardo Cunha teria recebido dinheiro fruto de corrupção de empreiteiras ligadas a Petrobras. O escopo do processo deve se limitar à denúncia oferecida e seu recebimento, não podendo ser inovado durante seu trâmite, sob pena de afronta ao princípio da ampla defesa e do contraditório, assim como ocorreu no processo do impedimento de Dilma Rousseff.

As normas processuais e princípios e garantias fundamentais devem ser aplicadas a todos indistintamente. Acertada a decisão do vice-presidente da Câmara ao limitar o julgamento do conselho de Ética a matéria ventilada na denúncia, ressaltando não a proibição de um novo processo oriundos de outras imputações.

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre