Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Homenagem ao Dias dos Pais

Homenagem ao Dias dos Pais

16/08/2016 Bady Curi Neto

No Brasil a data é comemorada no segundo domingo de agosto, segundo alguns fomentado pelo comércio.

Muitos atribuem à origem desta data na Babilônia, onde um jovem príncipe, Elmesu, teria em argila, moldado o primeiro cartão para seu pai, rei da Babilônia, Nabucodonosor, felicitando e desejando vida longa.

Tal feito, há mais de 4.000 anos, deu origem na comemoração do Dias dos Pais. Em Portugal o dia é comemorado no dia de nascimento de São José, 19 de março, pai de Jesus Cristo, conforme tradição cristã.

No Brasil a data é comemorada no segundo domingo de agosto, segundo alguns fomentado pelo comércio. A realidade é que pouco importa o motivo da origem da data ou de sua veracidade e sim a homenagem que se faz para aquele, que juntamente com a mãe, deu origem, cuidou e criou seus filhos ao longo da vida.

Estas datas são emblemáticas para pais e filhos, que abrem mão de outros compromissos individuais para reunir a família, por um sentido maior: o amor. Os beijos e abraços de parabenização fazem-se encontrar os corações, que na correria do dia a dia podem passar desapercebidos por um simples cumprimento.

Meu pai, Bady Curi, deixou a vida terrena para outras tarefas diante de Deus. Desde sua ida para o lar celestial, há um ano, eu acordava todas as manhãs e o primeiro sentimento ao abrir os olhos era um vazio interior, uma dor que parecia não ter cura, não ter fim, uma saudade de seus conselhos, de seu sorriso, de seus abraços e de seus beijos.

Sim, beijos, como era gostoso poder beijá-lo e falar de boca cheia “eu te amo meu pai”, com toda ênfase e força que o pronome possessivo possa ter. Realmente, apesar da única certeza de a vida ser a morte, não se acostuma com ela.

Por maior que seja a convicção religiosa, que estamos na terra apenas de passagem, a ausência do ente querido nos deixa um oco no coração. Manuel Bandeira, poeta brasileiro, no Poema de Finados, vestiu este sentimento em palavras, ao dizer: “Amanhã é dia dos mortos. Vai ao cemitério. Vai e procura entre as sepulturas, a sepultura de seu Pai. Leva três rosas bem bonitas. Ajoelha e reza uma oração. Não pelo Pai, mas pelo filho: O filho tem mais precisão. O que resta de mim na vida, é a amargura de que sofri. Pois nada quero, nada espero. Em verdade estou morto ali. ”

A cada dia que passa consigo renascer um pouco, pela lembrança do tempo que passou e hoje a dor deu lugar a uma saudade doce, dos bons anos de convivência, de seus exemplos, de seu carinho, abraços, beijos e até mesmo de alguns desentendimentos.

Consigo olhar para o infinito e no escorrer de uma lágrima, sorrir, simplesmente, sorrir, lembrando de sua risada larga e alta, que antecedia sua chegada e perceber que a matéria quer dizer contato e não, obrigatoriamente, presença, pois se não fosse, DEUS, pai celestial de todos os seres, não estaria entre nós.

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves