Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Inovar em tempos de crise: risco ou oportunidade?

Inovar em tempos de crise: risco ou oportunidade?

25/05/2016 Rafael de Tarso Schroeder

A crise brasileira é o assunto mais recorrente nas rodas de conversa ultimamente.

No meio corporativo, um velho ditado diz que em momentos como este, também surgem novas oportunidades.

Na prática, milhares de empreendedores e empresários perdem o sono com questões como: será que consigo inovar com recursos escassos? Como se sobressair diante da concorrência sem apelar para a velha estratégia da guerra de preços?

Neste cenário de incertezas, o empresário precisa entender três pontos quando se depara com questões como estas: o cliente, o contexto e a forma como conduz o seu negócio.

O primeiro passo para repensar o modelo de negócio é criar processos, canais e equipes transversais que sejam capazes de entender o perfil e as condições momentâneas do seu cliente e rapidamente; adaptar produtos, serviços e ofertas para a nova realidade.

Isso, sem abrir mão dos elementos que sustentam os princípios da marca. Algumas empresas, por estarem há mais tempo no mercado, preferem adotar modelos tradicionais, afinal de contas, a fórmula funcionou até aqui.

Porém, ao olharmos para os negócios que mais crescem nos períodos de crise, são justamente aqueles capazes de se reinventar. E não necessariamente o fazem investindo muito dinheiro, mas tempo, estratégia e equipes com focos determinados.

Um aspecto que vem influenciando a inovação nas organizações é o que os especialistas definem como Transformação Digital. Dentre outros fatores, o uso de novas tecnologias e da internet modificaram a forma como produzimos, consumimos e nos relacionamos.

Os negócios passam a ser negócios digitais, e é, portanto, nesse ambiente que surgem novas ideias. Vale ressaltar que apenas ter uma página online ou alguns canais em redes sociais não significa que a empresa está, de fato, extraindo as oportunidades deste novo contexto.

É um trabalho ativo de relacionamento com este consumidor que hoje faz uma busca profunda e constante para saber mais sobre o produto que pretende adquirir, estreita laços com a empresa, questiona, reclama, elogia, e um descuido pode acabar com qualquer reputação e a credibilidade.

Outra questão é que além do produto, o consumidor exige qualidade em toda a experiência envolvida. Desde o processo e facilidade de compra, o atendimento, formas de pagamento, manutenção e até a facilidade de acesso aos canais e plataformas.

Em todos esses processos a empresa pode adotar iniciativas que reduzam o custo durante os períodos econômicos mais difíceis, mas de maneira coordenada proporcionem ao cliente uma boa relação custo-benefício. Para qualquer organização, inovar significa correr riscos para se obter melhores resultados.

Cabe a cada líder e equipe definir o quanto estão dispostos a correr na busca pela sobrevivência. Não existe uma fórmula mágica, mas uma regra simples é que ao definir possibilidades de inovação para a sua organização, selecione alguns critérios alinhados a sua realidade (custo, tempo, competências internas e tempo de retorno) e as ideias mais simples e baratas, faça agora.

Aquelas complexas ou de retorno em longo prazo, procure parceiros, fontes de financiamento, ou seja, não corra os riscos sozinho. Além de repensar a comercialização e novos produtos, é fundamental que o empresário olhe para dentro do seu empreendimento.

A inovação nasce de uma cultura voltada para a inovatividade. O que significa criar as condições para que a criatividade e a inovação floresçam. Estas questões passam pelos estímulos, processos, pelo espaço físico e até as regras não declaradas do jogo.

Será que que hoje a sua empresa cria condições e prepara as pessoas para testarem novas ideias? Ou as relações são baseadas apenas no medo de errar, na insegurança e sem um suporte para desenvolver as competências necessárias?

Se você optou por inovar, saiba que este é um caminho apaixonante e sem volta, portanto, seguem alguns pontos que podem ajudá-lo nesse processo, principalmente em momentos de crise.

1. Liderar consciente: O empresário precisa adotar uma postura de condutor do processo de inovação na empresa, estabelecer uma visão e apoiar iniciativas, delegar equipes dedicadas e definir a inovação como um tema estratégico.

2. Definir uma Estratégia: Analisar o contexto da crise e correlacionar com os maiores desafios da organização, definindo objetivos, planos e ações.

3. Identificar facilitadores e multiplicadores: Em todas as empresas existem inovações ou boas práticas. Mapear, reconhecer e empoderar os inovadores, tenha certeza que outros seguirão.

4. Estimular a cultura de inovação: Criar regras, ambientes e preparar as pessoas para tornarem a criatividade e a inovação um hábito.

5. Tirar as ideias do papel: Não adianta planejar e não executar. Coloque as ideias em prática, teste rápido. Erre e melhore fazendo.

6. Articular redes de inovação: A inovação pode vir de fora da empresa. A inovação aberta pode acontecer com fornecedores, universidades e até concorrentes.

7. Insista apesar das adversidades: Inovação é determinação. Se um caminho não funcionar, mude.

8. Enfrente a Crise: É exatamente aí que surgem as oportunidades, principalmente em um cenário incerto econômica e politicamente. Inovar é correr riscos e pequenas alterações podem promover grandes impactos.

* Rafael de Tarso Schroeder é especialista em Sustentabilidade, empreendedorismo e inovação, e atua como professor do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), de Curitiba (PR).



Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O voto jovem nas eleições de 2024

O voto para menores de 18 anos é opcional no Brasil e um direito de todos os adolescentes com 17 ou 16 anos completos na data da eleição.

Autor: Wilson Pedroso


Um novo e desafiador ano

Janeiro passou. Agora, conseguimos ter uma ideia melhor do que 2024 reserva para o setor de telecomunicações, um dos pilares mais dinâmicos e relevante da economia.

Autor: Rafael Siqueira