Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Intercâmbio para maiores de 30: uma realidade cada vez mais comum

Intercâmbio para maiores de 30: uma realidade cada vez mais comum

01/08/2014 Ana Luisa D'Arcadia de Siqueira

Viver uma experiência no exterior por meio de um intercâmbio cultural traz grandes benefícios. Além do aprendizado do idioma, a vivência em um novo país proporciona grande enriquecimento cultural e pessoal para o aluno.

São muitas as vantagens que uma viagem de intercâmbio pode trazer e, por este motivo, esse tipo de programa vem despertando o interesse de alunos de todas as faixas etárias. O mito de que o intercâmbio é para adolescentes ou recém-formados não existe mais.

O intercâmbio cultural atende alunos de todas as faixas etárias, com programas variados para diferentes idades e perfis. E por que o interesse pelo intercâmbio cultural está crescendo entre os maiores de 30 anos? Muitos não puderam fazer um intercâmbio quando mais novos, por falta de tempo ou oportunidade, e com mais de 30 anos, muitas vezes, já estão com a carreira consolidada e podem pagar a viagem com recursos próprios. Em outros casos, querem mudar de ramo profissional ou promover mudanças em sua vida pessoal, e encontram no intercâmbio a chance de tornar realidade essa mudança.

Mas se os maiores de 30 estão focados na carreira, como conciliar a vida profissional com uma viagem para um curso no exterior? Há diversas maneiras de conseguir esse tempo para o intercâmbio. O costume mais comum é usar o período de férias para se dedicar aos estudos, cursos de até quatro semanas podem trazer excelentes resultados. Também há a possibilidade de uma licença não remunerada, concedida por algumas empresas. Outros optam por se afastar das atividades e viver um tempo no exterior, o que é também conhecido por período sabático.

A possibilidade de trabalho em alguns destinos viabiliza a decisão de se afastar do trabalho. Tendo-se decidido por fazer as malas é hora de escolher o destino. Qual o ideal? Calor, frio, praia, montanha, cidade grande, cidade pequena. Há um mundo de possibilidades! O primeiro passo é saber o perfil de quem vai viajar, é preciso considerar o clima, o tamanho da cidade, o perfil dos moradores, o lazer, etc. O importante é que o destino se encaixe no perfil do aluno e que a qualidade do curso se alie com um local que encante a pessoa.

E o que fazer? O curso de idioma é o mais procurado. Aprender ou aperfeiçoar o idioma traz a possibilidade de uma melhor colocação no mercado de trabalho, como uma promoção ou um novo emprego. Também é possível fazer cursos na área de atuação do profissional, como cursos de especialização em marketing, design, business, fotografia, entre tantas outras opções. Buscar destinos em que se possa conciliar trabalho com estudo, também é uma alternativa bastante escolhida.

Em meio a tantas opções é difícil escolher a melhor. Por isso, a escolha de uma agência séria com profissionais qualificados é fundamental. Há diversas agências que trabalham com esse perfil de aluno. Embarcar em um intercâmbio depois dos 30 é uma ótima opção. Não há classificação indicativa para um programa de intercâmbio, e depois dessa idade, o curso pode ser melhor aproveitado e o destino melhor explorado. Para tornar esse sonho realidade, é preciso apenas coragem para dar o primeiro passo e disposição para aproveitar tudo o que essa experiência pode proporcionar.

*Ana Luisa D'Arcadia de Siqueira é diretora de marketing da Global Study, franquia de intercâmbios.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves