Portal O Debate
Grupo WhatsApp

“Je suis Brasil”

“Je suis Brasil”

18/01/2015 Dirceu Cardoso Gonçalves

A indignação oficial e comunitária preservou a liberdade de imprensa, como princípio básico da democracia.

O ataque encetado por motivos religiosos ao jornal crítico-humorístico “Charlie Hebdo”, de Paris, que resultou em duas dezenas de mortes, é inaceitável e sua violência indigna o mundo.

Mobilizou os principais chefes de Estado e a população que, no impacto do terror, relevaram os agravos da publicação, além de colocar os serviços policiais e de inteligência em regime de alerta máximo. Toda essa repercussão, inclusive no Brasil, propiciou garantias para o jornal continuar em funcionamento e, na sua volta, apresentar tiragem de 3 milhões de exemplares em vez do 60 mil habituais.

A indignação oficial e comunitária preservou a liberdade de imprensa, como princípio básico da democracia. O mundo inteiro, especialmente o Brasil atual, precisam tirar lições disso e manifestarem-se também em favor dos próprios interesses coletivos e dos princípios de convivência pacífica.

São igualmente terrorismo e atos de lesa-humanidade fatos que infelizmente se tornaram corriqueiros e que, impotentes, presenciamos diariamente em São Paulo e outras localidades brasileiras, perante autoridades inertes, como o queimar vivos dentistas e outras vitimas de roubos, latrocínios, torturas, sequestros, saidinha de banco, assalto a carros fortes, arrastões, o crime organizado e o próprio sistema carcerário estatal que não cumpre com o seu dever de recuperar presos.

Esse espetáculo de horror só existe em razão falta de compromisso cívico e da maldita corrupção que grassa nos diferentes níveis da administração pública e da vida empresarial. A sociedade brasileira precisa também indignar-se com esses nefastos comportamentos e usar o seu poder de mobilização – assim como se fez em Paris em favor do jornal e da liberdade de expressão – para dar um basta a todas essas ações e exigir dos governos e das autoridades policiais-judiciais a justa e exemplar reprimenda.

Não basta protestar contra o aumento R$ 0,20 na passagem de ônibus ou xingar as autoridades e depredar instalações. Há que se lutar com todas as forças contra a impunidade, a corrupção, as mortes, o sofrimento, o medo e os traumas sofridos pela população no estado de barbárie cada dia mais presente em nossa sociedade. A democracia é o ideal do cidadão e o pressuposto do mundo livre. Mas não pode se esquecer de que, até por uma questão física e territorial, há de se estabelecer e cumprir regras de convivência, sem as quais o próprio regime é fadado a perecer.

O brasileiro precisa usar seu poder de reivindicação e mobilização para exigir das autoridades o cumprimento das regras garantidoras do equilíbrio social. Todo cidadão, desde o mais alto dignatário dos poderes constituídos até o mais humilde dos brasileiros, tem de ser submisso às leis. Tem de cumprir suas obrigações legais e exigir seus direitos. Especialmente o direito de toda a sociedade de punir e banir do convívio os que cometem as diferentes formas de “terrorismo” contra o nosso povo...

*Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo).



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado