Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Liderança compartilhada: necessária e eficaz

Liderança compartilhada: necessária e eficaz

20/09/2016 Eduardo Shinyashiki

As soluções são compartilhadas, baseadas no cooperativismo e ainda somam forças para conquistar excelentes resultados.

Já parou para pensar que a atual crise, da qual tanto se fala, vai além da questão financeira, da corrupção e do caos econômico que muitos estão vivenciando? Ela envolve, nitidamente, falta de liderança e de espírito cooperativo.

E não falo da liderança habitual praticada por gestores ou chefes, mas daquela que envolve quase todas as esferas sociais e que é um estado de consciência, uma atitude. Muitas pessoas e empresas ainda mantêm a mesma posição de antigamente, em que os sistemas de liderança corporativa eram vistos como caminhos a serem percorridos de forma solitária, e que o segredo para alcançar o sucesso estava em uma postura mais individualista.

Isso dificulta o crescimento de todos, inclusive dos que acreditam nessa forma retrógrada de liderar. O cenário atual requer pessoas capazes de oferecer a oportunidade para todos brilharem e se realizarem dentro dos ambientes em que estão inseridos.

Ao assumir essa postura, cada um faz muito mais do que simplesmente comandar algo: convida a todos que estão ao seu redor para crescerem juntos. Com isso, as soluções são compartilhadas, baseadas no cooperativismo e ainda somam forças para conquistar excelentes resultados.

A partir do momento em que compreendermos que a solução não virá de uma única liderança, mas, sim, de muitas, podemos passar a liderar a própria vida, empresa, profissão e, então, nos unir em prol de algo muito maior.

Tenha em mente que, mais do que ter um time forte e unido, é necessário estabelecer parcerias com outros times fortes e unidos, já que o cenário de crise não é exclusivo de um ou dois porém de todos. Caso ele seja compartilhado, pode se transformar em múltiplos cenários de oportunidades.

Isso só será possível, no entanto, se cada pessoa souber liderar a si mesma, com disposição e sabedoria para aceitar o seu próprio brilho, e entender sua unicidade dentro do todo. Mais do que nunca, é fundamental fortalecer a autoestima, autoconfiança, autoeficácia e autoconhecimento para que o valor pessoal, as habilidades, potencialidades, capacidades e a consciência sejam reforçados.

É preciso muita determinação, perseverança, compaixão, empatia, tolerância e humildade para que possamos nos desenvolver enquanto grupo. A diferença de um grande líder não está na capacidade de gerir, organizar e guiar um grupo, está na criação de contexto, na capacidade de se colocar no lugar do outro, de ousar e compartilhar novas soluções para os problemas de sempre.

Grandes líderes são aptos a gerenciar as próprias competências socioemocionais e também as de todos que estão ao seu redor. Lidere primeiramente a sua história, vá além dos limites, olhe para onde todos estão olhando e procure enxergar o que ninguém viu.

Imagine o futuro e compreenda que, ao contar com o outro e permitir que ele conte com você, o caminho entre o sonho e a realidade fica bem mais próximo!

* Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, conferencista nacional e internacional e especialista em Desenvolvimento das Competências de Liderança aplicadas à Administração e Educação.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes