Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Medalhas e Migalhas

Medalhas e Migalhas

08/09/2016 Sidney Anversa Victor

No torneio global da economia, o Brasil está distante do pódio, pois é baixíssima a sua capacidade de competir.

A Olimpíada do Rio de Janeiro, considerando as cerimônias de abertura e encerramento, a modernidade das instalações e a organização, encantou e surpreendeu o mundo.

O balanço foi positivo, mas o grande evento vendeu a imagem de um país que não existe. Para clarear essa questão, é oportuno entender por que ganhamos muito menos medalhas do que outros países. As equipes olímpicas de nações como os Estados Unidos, Grã Bretanha, Alemanha, China e Rússia (os dois últimos do BRIC, como nós) contam com apoio permanente, base sólida de treinamento e formação nas universidades.

A maioria de nossos atletas, inclusive alguns medalhistas, têm imensa dificuldade para treinar, manter-se e participar dos jogos, sobressaindo-se graças ao seu talento e muito esforço pessoal. Assim também ocorre com as empresas brasileiras no jogo global da economia.

Suas concorrentes externas contam com o respaldo de políticas industriais bem estruturadas, pagam muito menos impostos, obtêm financiamentos e crédito com facilidade e juros baixos, têm mais acesso à tecnologia desenvolvida nas universidades e amplo apoio em programas de exportação.

Os empresários brasileiros não têm apoio e lutam contra numerosos obstáculos. Como poucos, honram o ideal olímpico de que “o importante é competir”.

Aqui, jogamos sozinhos, enfrentando as adversidades de sistemas tributário e trabalhista arcaicos e onerosos, os juros reais mais altos do mundo, burocracia, dificuldade de acesso ao crédito e insegurança jurídica, além dos prejuízos — materiais e morais — provocados pela corrupção, que nos envergonha no mundo e desencoraja os investimentos produtivos externos.

Infelizmente, o universo político também conspira contra os setores produtivos, pois coloca interesses pessoais e de grupos acima das causas maiores do País. Vejam o que ocorreu até mesmo no processo de impeachment de Dilma Rousseff.

Michel Temer enfrentou, na interinidade, imensa pressão de parlamentares, num leilão fisiológico dos votos relativos ao afastamento definitivo da presidente. Isso praticamente imobilizou o novo governo em seu início, adiando medidas prementes para a retomada do crescimento econômico.

Nesse ambiente corrosivo para quem produz e trabalha, as empresas são exemplos de superação, imensa capacidade de gestão, conhecimento do negócio e muito trabalho, assim como nossos atletas. Honramos, como poucos, o ideal olímpico de que “o importante é competir” e vez ou outra ganhamos uma medalha.

No entanto, se os grandes problemas estruturais brasileiros não forem solucionados, continuaremos colecionando migalhas na competitiva economia global.

* Sidney Anversa Victor é presidente da Abigraf Regional São Paulo (Associação Brasileira da Indústria Gráfica-SP).



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves