Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Movendo o mundo dos negócios com a internet

Movendo o mundo dos negócios com a internet

29/05/2015 Zilma Gusmão

Até a eclosão da Internet os indivíduos viviam limitados ao cotidiano e à mesmice que circundavam sua existência.

A Internet trouxe luz a milhões e milhões apontando um sentido para as buscas e pesquisas, possibilitando a troca de opiniões sobre o mesmo tema. Outro fator importante é a sensação de encurtamento de distâncias proporcionada pela Internet, através de sites de relacionamentos e programas de conversação como o Skype, por exemplo. A Internet se tornou fundamental para manutenção da existência no planeta, o que incentiva pesquisas comportamentais e científicas sobre o assunto.

Nos dias de hoje, sem a Internet não sobrevivemos ou, sequer, vivemos no mundo do trabalho, pois tudo e todos estão interligados numa rede. A Era da Informação exige que estejamos conectados a todo o tempo para ficarmos atualizados na nossa área de atuação. Atualmente a Internet é uma importante ferramenta de divulgação, de uma forma geral, fomentando processos publicitários. Profissionais que querem se destacar no mercado ou acelerar seu processo de crescimento profissional usam e abusam da Internet.

Claro, de forma consciente e inovadora. Sabendo que tudo acontece na rede, muitos jovens com o espírito empreendedor buscam, por meio da Internet, divulgar o seu negócio e se tornam profissionais de sucesso. Um bom meio de divulgação são as redes sociais que cumprem um papel importante nessa esfera. A criação de páginas no Facebook ainda é a campeã, seguida dos perfis no Instagram e Twitter. Esses canais promovem uma repercussão considerável da marca anunciada e são muito utilizados, principalmente, pelos jovens.

Por serem páginas bem dinâmicas, as redes sociais atraem não somente jovens, mas um público diversificado e que se interessa por várias áreas. Isso se torna um ponto favorável na divulgação de uma marca ou produto. A criação de blogs também é outra jogada importante para quem quer usar a internet como um fim empreendedor. Blogs bem articulados, atrativos e usuais conquistam cada dia mais internautas que se identificam com os temas propostos e se tornam usuários assíduos tornando-se assim canais interativos de divulgação.

Há alguns anos, não se pensava na Internet como fonte de renda e como elemento propulsor do mundo dos negócios, pois tínhamos uma Internet estática, a Web 1.0. Com a evolução dos estudos na área da tecnologia e os novos meios de comunicação, passamos para a Web 2.0 que, além de ser dinâmica e permitir a interatividade do usuário com as páginas, caminhou para o lado comercial, permitindo assim que o mundo dos negócios se expandisse ainda mais e criando alternativas para novos empreendedores.

Longe de encerrar o assunto por aqui, o tema é abrangente e nos oferece muitas opções, pois falar de internet é falar de um assunto inesgotável, visto que a rede é um mundo vasto e que precisa ser ainda desbravado em vários aspectos. E, no ramo dos negócios, se expande a cada dia mais e move efetivamente a economia de um país (MUNDIAL?). Castells afirma que ao se pensar na Internet, temos que pensar que “a história da criação e do desenvolvimento da internet é a história de uma aventura humana extraordinária”. E, portanto, interminável, pois novos caminhos são descobertos a cada novo clique.

*Zilma Gusmão é coordenadora dos cursos de Sistemas da Informação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte – Antônio Carlos.



Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins