Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O Brasil e o seu lugar nas Olimpíadas

O Brasil e o seu lugar nas Olimpíadas

19/09/2016 Salomão Salum

Como os negócios estão surfando nesta onda olímpica?

O maior evento esportivo do mundo aconteceu, tendo como palco o Rio de Janeiro, que sempre teve uma ligação muito forte com esse universo: das bolas que rolam no Maracanã, às que empolgam no futvôlei em Ipanema.

E não acabou: ainda vão empolgar o público mundial, através das Paralimpíadas. O fato é que, cada vez mais, novos esportes são praticados em suas curvas, como a corrida que rodeia a lagoa ou as bikes, que ganham mais espaço pelos bairros da cidade.

Como, então, os negócios estão surfando nesta onda olímpica? Um evento desse porte fez e faz com que o Brasil se torne foco, não apenas permitindo que o mundo olhe para o País, mas também fazendo com que nós mesmos olhemos e busquemos para nosso dia a dia, histórias e inspirações para práticas mais saudáveis, em diferentes âmbitos: desde a gestão dos negócios, até mesmo enquanto profissionais, sem deixar de lado nossa relação com familiares e amigos.

Afinal, se os atletas conseguem se superar, porque não seguir seus passos? Toda essa atmosfera nos força, positivamente, a sair da zona de conforto, fazendo-nos encarar, não só os desafios internos como pessoas e também nação, mas também, os externos enquanto competidores num mundo cada vez mais globalizado.

E, desta forma, este é um evento que nos apresentou (e continua apresentando) as facetas quanto aos investimentos e dedicação de diferentes países para o segmento esportivo, e é aí que é possível perceber o quanto ainda temos gargalos e potencial para crescer e inovar.

Os brasileiros, em transposição de obstáculos diários, com vitórias e derrotas subsequentes, detêm muita determinação, sendo este o salto principal para que os avanços necessários, em diversas áreas, como infraestrutura, segurança, saúde e educação, sejam possíveis de alcançar, gerando um cenário de muitas oportunidades para o Brasil.

Nessa categoria, a chancela do "país do futebol" foi além. Anfitriões de mais de dez mil atletas das mais diversas modalidades de esportes - até mesmo as inseridas recentemente, como rugby e golfe -, com atletas consagrados em diferentes modalidades e as novas promessas (esperadas e surpreendentes), trilhamos novos caminhos e estamos escrevendo um capítulo olímpico para a nossa história.

Além do Rio de Janeiro, as cidades de São Paulo, Brasília, Manaus, Salvador e Belo Horizonte também emergeram, aumentando a base de apreciadores, com mais de 7 milhões de ingressos vendidos nas Olimpíadas e outros 1,5 milhão nas Paralimpíadas.

Cada obra no município, cada comércio local que se adequou ao espírito olímpico e cada movimentação realizada pelos turistas, sejam brasileiros ou estrangeiros, proporcionou - e ainda proporcionará - uma série de benefícios econômicos e culturais, potencializando esse clamor pelo esporte.

E, para este segmento, os negócios são ainda mais animadores, desde que não se perca o timing. Com a estratégia certa, é possível capitalizar o anseio dos brasileiros e estrangeiros, colocando à disposição de cada torcedor, os produtos e acessórios que estão sendo vistos nas pistas.

O consumidor, certamente, vai querer usar amanhã o que o atleta utilizou e/ou utilizará. De toda forma, marcas, distribuidores e lojistas devem estar preparados e com estratégias focadas em manter a forma após as competições, já que, no mundo dos negócios, a preparação e a manutenção também são salutares para diferenciar quem deve ocupar, nos próximos meses, o primeiro lugar ao pódio.

* Salomão Salum é graduado em administração pela FAAP atua no varejo há 20 anos e é sócio-diretor do Grupo Afeet.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves