Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O circo de Michel Temer

O circo de Michel Temer

26/11/2016 Helder Caldeira

Para a alta cúpula político-palaciana, o Povo brasileiro é absolutamente desprezível.

É impressionante como o grupo político que atualmente gravita a Presidência da República não tem qualquer vestígio de vergonha ao demonstrar desprezo pelo Brasil e por suas instituições. Não há outra definição melhor: para a alta cúpula político-palaciana, o Povo brasileiro é absolutamente desprezível.

Basta observar a crise que, neste momento, chacoalha as estruturas supostamente democráticas. Enquanto o país derrete diante de um colapso ético de enorme envergadura, o presidente da República encontra-se envolvido até o pescoço num escandaloso caso de prevaricação e tráfico de influência para beneficiar ministro de Estado com um “jeitinho” na liberação de um empreendimento imobiliário privado junto a órgão de fiscalização da administração pública. É a lama!

É fundamental esclarecer: o que aconteceu em Brasília na última semana é gravíssimo. Não é aceitável que o presidente da República e seus ministros e assessores acreditem piamente que podem fazer uso, por exemplo, da Advocacia-Geral da União (AGU) para dirimir questões de natureza privada de um político, tampouco exigir ingerência político-partidária nas competências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Tal compreensão só revela os métodos da nauseabunda classe política brasileira e a Operação Lava-Jato está aí para provar como esse modelo é danoso ao país e aos cofres públicos dos pagadores de impostos.

Impressiona também assistir aos líderes partidários, incluindo o presidenciável senador Aécio Neves, mandatário nacional do PSDB, sair em defesa do descalabro e acusar frontalmente o diplomata Marcelo Calero, ex-ministro da Cultura, por ter gravado os achaques que recebeu do Chefe de Estado e de seus asseclas. Convenhamos, não fossem as gravações, os canalhas da Praça dos Três Poderes já teriam fritado o ex-ministro e criado cabeludas narrativas para desmoralizar aquele que não aceitou participar do ato criminoso e o denunciou às autoridades competentes. Prova maior de tal desvergonha são esses mesmos líderes tentando enquadrar o ex-ministro na Lei de Segurança Nacional, como se um terrorista fosse. Quem são os verdadeiros terroristas dessa história?

Não por acaso, ao cruzar a Praça, o cidadão brasileiro encontra um Congresso Nacional diminuído, trabalhando dia e noite — e até no breu da madrugada — para livrar seus membros dos crimes cometidos, tentando aprovar uma anistia total e irrestrita para os maiores pilantras do História do Brasil. E, completando a trina do poderio, temos um Supremo Tribunal Federal (STF) lento, ineficaz e garantidor da impunidade que fez deste país um campeão mundial da roubalheira, uma terra onde os maiores criminosos são tratados pelo vocativo “Vossa Excelência”. É mais que lama. É circo!

A principal lição que o Brasil precisa aprender em termos de política é que não adianta trocar apenas a lona se, no picadeiro do circo, os palhaços continuam os mesmos. Por enquanto, os palácios circenses de Brasília continuam abrigando barbáries pornográficas e muito colarinho-branco.

* Helder Caldeira é escritor e autor dos livros “Águas Turvas”, “O Eco”, “Pareidolia Política”, entre outras obras.



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli