Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O estranho que nós amamos

O estranho que nós amamos

16/08/2017 Oscar D'Ambrosio

O filme traz para o centro da discussão diversos aspectos da psicologia humana.

Em tempos de empoderamento feminino, o filme “O estranho que nós amamos” (“The Beguiled”), dirigido por Sofia Coppola, é obrigatório. Traz para o centro da discussão diversos aspectos da psicologia humana e do relacionamento entre homens e mulheres em situações de extrema tensão.

A ação se dá em Virginia, em plena Guerra Civil dos EUA. A estabilidade de um internato de mulheres sulista é quebrado quando uma das jovens encontra no bosque um cabo da União ferido em combate. A primeira discussão surge justamente sobre a conveniência ou não de ajudar na recuperação dele e de denunciar a sua presença aos inimigos.

O soldado desperta reações distintas em todas as mulheres daquele espaço, desde a coordenadora até as crianças, passando por uma jovem em busca de uma nova vida e uma adolescente. Os elos vão progressivamente se articulando em ações que vão do carinho e da compreensão para a violência e a irracionalidade.

Interpretar o filme apenas por um olhar feminino é empobrecer a riqueza de relações humanas que ele traz à tona. Existem nos diálogos e na linguagem do corpo e dos olhares um infinito potencial de análise sobre o sentido da própria existência para cada um e como isso se articula com a presença de um estranho num ambiente aparentemente estável.

* Oscar D´Ambrosio é Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.



O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Três ordens do amor

Já imaginou a possibilidade de desfazer padrões repetitivos e negativos das gerações passadas?

Autor: Mary Cristiane


Saúde Suplementar: desafios, mudanças e soluções futuras

O cenário da saúde suplementar em 2024 apresenta desafios complexos, exigindo uma abordagem inovadora e colaborativa.

Autor: Andréa Bergamini


Mulher

Busquei uma palavra para ti.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Mudanças avassaladoras à vista

Nas encantadoras praças arborizadas, as pessoas costumavam conversar sobre a vida. No passado, havia o contato face a face, olho no olho, e poucos conflitos que eram resolvidos durante um encontro para um café ou chá.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


A volta do trem de passageiros

O Trem Intercidades (TIC) entre São Paulo e Campinas, que representará a volta do transporte ferroviário de passageiros no Estado de São Paulo, já tem seus futuros operadores escolhidos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Vai uma galinhada aí?

Comer uma galinhada sempre foi muito saboroso e divertido. Ainda mais quando isso acontece numa roda de amigos, acompanhada de uma cerveja gelada e uma roda de conversa que invade a madrugada.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Gentileza na política é possível?

Promover a gentileza na política é um desafio, até porque Maquiavel entendia que tal virtude não cabe nas discussões políticas.

Autor: Domingos Sávio Telles


Biden, Haley e Trump: as prévias das eleições nos EUA

Os estadunidenses vão às urnas neste ano para eleger – ou reeleger – aquele que comandará a nação mais poderosa do planeta pelos próximos quatro anos.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray