Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O estresse e o excesso de peso

O estresse e o excesso de peso

29/04/2016 Cristiano Parente

Dê menos valor para coisas menos importantes e se mantenha em equilíbrio.

Cada dia mais percebemos como os mecanismos emocionais interferem diretamente na fisiologia, ou seja, no funcionamento físico e químico do corpo humano.

No processo de emagrecimento, ganho de massa muscular, ou manutenção da saúde, os estudos têm revelado um ponto em comum, que é praticamente estrutural para o sucesso e efetividade dos processos: o equilíbrio e a estabilidade emocional.

Chamado como um mal do século, o estresse é forte inimigo contra a fisiologia humana. Situações de ameaça, tensão e de nervosismo que acontecem ao longo da vida e que envolvem questões de trabalho, família, relacionamentos, trânsito, violência, entre outras, interferem de maneira crucial e trazem consequências para o nosso organismo.

Em nosso corpo, temos os músculos como um dos principais consumidores de energia. São “devoradores” de gordura e, por isso, uma das estruturas essenciais responsáveis pela manutenção de um indivíduo magro e saudável.

Entretanto, ao passar por uma situação de estresse, o corpo utiliza seus mecanismos inteligentes de defesa e proteção. Ao se sentir ameaçado, como forma de conservação, ele passa a economizar e proteger tudo que tem armazenado. Para isso, o próprio corpo produz um hormônio que se chama cortisol.

Para “ajudar” o mecanismo de proteção e armazenamento do corpo, o cortisol ataca a principal fonte consumidora das reservas de energia: os músculos. Ele atua diretamente atacando e consumindo a musculatura, provocando não só a diminuição de seu tamanho como também a transformando em fonte de energia. Então, ao invés de consumir a gordura armazenada, o hormônio consome o próprio músculo e ele passa a virar combustível para o corpo.

Ao final da situação de estresse, o resultado no corpo é péssimo. Os músculos ficam menores e a gordura ainda lá armazenada. Também como consequência, a transformação passa a favorecer ainda mais o aumento de gordura, já que agora, o músculo, principal consumidor de energia do corpo, está menor, e consome menos energia para sobreviver. Logo, qualquer quantidade um pouco maior de alimentos ingeridos tem agora uma grande chance de virar excesso, e por consequência, ser armazenado em forma de gordura.

A busca do controle emocional é fundamental não só em prol do bem-estar, como também do corpo. É preciso diminuir fatores de estresse quando possível e, quando não for, tentar aprender a lidar com o mesmo de maneira mais inteligente, madura e serena.

Em nome da saúde, dê menos valor para coisas menos importantes e se mantenha em equilíbrio, com a prática de exercícios que lhe traga prazer e que lhe alivie a tensão. Esse cuidado serve como grande aliado na manutenção do peso, no ganho de massa muscular e, claro, na qualidade de vida.

*Cristiano Parente é professor e coach de educação física



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre