Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O fim do mito Lula

O fim do mito Lula

22/09/2016 Bady Curi Neto

Inicio este artigo com a lição do ex-presidente dos EUA, Abraham Lincoln;

“Você pode enganar uma pessoa por muito tempo, alguns por algum tempo, mas não consegue enganar a todos por todo o tempo. ” A história do operário que alcançou o cargo de majoritário maior da nação, fez do ex-presidente um mito, um homem acima de qualquer suspeita.

Em seu discurso de posse, foi enfático ao dizer: “O combate à corrupção e a defesa do trato da coisa pública será objetivos centrais e permanentes do meu governo; Não permitiremos a corrupção (...); Ser honesto é mais do que apenas não roubar e não deixar roubar. ”

O discurso não se apresentou real, o presidente não tinha plano de governo e sim plano de poder e, para tanto, utilizou de todos os meios ilícitos, nunca antes visto na história deste país, para enriquecer e abastecer a conta de seu partido, como perpetuação no comando do país.

A desfaçatez de seu Governo veio à tona no escândalo do mensalão, onde pessoas ligadas ao presidente e seu partido foram condenadas e presas, entre elas seu ex-Ministro da Casa Civil, o tesoureiro do partido, por corrupção, lavagem de dinheiro, etc.

O ex-presidente fez olhos de quem não viu, chegando a criticar o judiciário e dizer que aquilo era uma tentativa de golpe. A partir deste escândalo, iniciou-se outro, conhecido como Petrolão, onde empreiteiras que possuíam contrato com a Petrobras eram cooptadas, por um esquema criminoso, a repassar dinheiro de corrupção para os partidos da base aliadas.

Ao puxar o “fio de lã do novelo” restou demonstrado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público que o ex-presidente passou a comandar o que o Procurador da República Deltan Dallagnol denominou como sendo “Propinocracia”, forma de governo regido por propinas, fazendo uma paráfrase da fala do Ministro Gilmar Mendes do STF que chamou governo do PT de “Cleptocracia”.

Restou demonstrado que os desvios de recurso público comandado por Lula, não foram apenas para abastecer seu partido e de aliados, mas sim para enriquecimento ilícito, segundo denúncia apresentada pelo procurador do Ministério Público Federal.

O ex-presidente, “maestro desta grande orquestra concatenada para saquear os cofres da Petrobras e de outros órgãos públicos” (palavras de Deltan) que era ovacionado por onde passava e hoje é vaiado em público não podendo frequentar um simples restaurante, a tudo nega.

Mas é fato que para tentar impedir as investigações quis tomar posse como Ministro do governo Dilma, sendo impedido, por desvio de finalidade do ato administrativo de sua nomeação, pela Suprema Corte. Assim como é fato que delações premiadas o colocam no emaranhado da corrupção, que o apartamento que diz não ser dono foi reformado para sua família, que o sítio que diz de um amigo, possuía objetos de ordem pessoal, que outros bens pessoais eram armazenados em uma empresa e pagos por empresa empreiteira envolvida no escândalo da Petrobras.

Fato também que Lula está sendo investigado por tentativa de obstrução à justiça. Ora, quem nada deve nada teme. Não se pode enganar a todos por todo o tempo.

* Bady Curi Neto é advogado, ex-juiz do TRE –MG, fundador do escritório Bady Curi Advocacia Empresarial.



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli