Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O papel da comunicação

O papel da comunicação

21/11/2014 Marta Fujii

Na semana passada estive no IV Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, promovido pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, da qual faço parte como voluntária no Comitê de Comunicação.

Como o assunto é extremamente envolvente e os temas abordados têm meu interesse pessoal, sempre saio com a cabeça borbulhante de pensamentos. Desta vez não foi diferente, funcionou como riscar um fósforo perto da pólvora e o questionamento principal que surgiu foi: qual o real papel da comunicação na sociedade? Só posso concluir que é enorme e essencial, no entanto, feito com tamanha irresponsabilidade da nossa parte, profissionais da área.

Exemplos que transformam esta teoria em verdade não faltam. Para começar, tenho dois exemplos vivenciado por todos. O primeiro é do cigarro. Foram feitas inúmeras leis transformando o fumante em um condenado, colocadas imagens chocantes nas embalagens dos produtos e uma restrição implacável a publicidade deste tipo de produto. Mas o mais importante, que é trabalhar a conscientização em massa dos males que o cigarro causa, não foi feita. E se foi, não foi eficiente.

Conscientização requer comunicação, feita com cuidado, lógica e respeito ao seu público. Tratar o problema através da proibição não o resolve, apenas o ameniza. Neste caso especificamente me parece até que houve certa mistura entre legislação e comunicação. De alguma forma, a sociedade passou a negar sua existência e não trata-lo: não ver o fumante não significa que ele não exista. Outro caso similar é o do Estatuto da Criança e do Adolescente. De que adianta um estatuto se não temos pais, mestres e cuidadores preparados para educar uma criança, que no futuro próximo pode se tornar um adolescente problemático?

Novamente colocou-se regras, mas não se colocou à luz, a causa. Como consequência não a tratamos, como sociedade, com o devido cuidado. Dessa forma, não há como esperar resultados satisfatórios. Hoje, sabemos por estudos científicos que a criança, desde a gestação, absorve tudo o que acontece e portanto vai reagir de alguma forma a isso. Não se divulga que nos primeiros anos de vida é que 80% da capacidade cognitiva da criança se forma. Este nível de informação, esclarecedora, importante, crucial, adaptada aos diversos públicos, não chega a grande massa da população.

Fica restrita a grupos que se esforçam herculeamente para conscientizar o maior número de pessoas possível, tentando criar uma agenda positiva sobre a questão e impactar a sociedade com um caminho que indica para uma real evolução. Não condeno a realização das iniciativas citadas, porque é melhor ter algo do que não ter nada, mas condeno o papel do comunicólogo que talvez deixe de questionar quando tem a oportunidade. Nós, profissionais de comunicação, nos tornamos “fazedores” e deixamos de ser “pensadores”.

Deixamos, com raras exceções, de considerar as relações de causa e efeito, não planejamos considerando a forma de absorção da informação do seu target e sua forma de reação. Trabalhamos sob a ditadura das metas de vendas, dos resultados, dos ROIs, e deixamos de fazer perguntas que podem levar nossos clientes a um resultado muito mais consistente e mais promissor. O pensamento e as estratégias estão automatizadas, parecem todas iguais, mesmo que sejam para produtos e mercados diferentes.

Vale a nossa reflexão sobre o nosso real papel como profissionais e na sociedade, pois ela é a reprodução do nosso dia-a-dia, dos nossos lares, dos ambientes que frequentamos. Se nos acomodamos como profissionais, certamente também estaremos acomodados como cidadãos.

*Marta Fujii é sócia fundadora da agência FitLife Marketing, há 27 anos no mercado publicitário.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes