Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que são “Pedaladas Fiscais”

O que são “Pedaladas Fiscais”

08/06/2016 Conselho Regional de Contabilidade/MG

Na administração pública só é permitido fazer o que está previsto em Lei.

Os fatos aqui relatados, não têm cunho político-partidário, mas sim o propósito de esclarecer a sociedade quais são os aspectos contábeis relacionados às denominadas pedaladas fiscais, desmistificando o jargão “manobras contábeis”, que motivou a admissibilidade do processo de impedimento da Presidente Dilma Roussef.

As pedaladas fiscais, segundo Procurador de Contas do Tribunal de Contas da União, Dr. Júlio M. Oliveira, se resumem:

Até o 1º semestre de 2013 os valores sacados (execução financeira) por beneficiários dos programas sociais ou despesas não obrigatórias (Fies, Pronatec, Bolsa família), eram superiores aos valores disponíveis juntos a CEF, BB e BNDES, ocasionando pequenos saldos negativos nas contas desses bancos. Tal fato era perfeitamente harmônico com a relação contratual que o Tesouro mantém com esses Bancos e era solucionado em até 48 hrs. Uma operação simples, onde os bancos comunicavam ao Tesouro o valor pago a maior em relação ao disponível, por sua vez, o Tesouro efetuava o repasse a esses Bancos.

A partir do 2º semestre de 2013, e mais intensamente a partir de março de 2014, esta prática foi mantida pelo Governo, em uma escala muito maior, deixando de repassar aos Bancos Oficiais os recursos financeiros para compensar esses saldos negativos além de outros recursos financeiros para pagamento, por exemplo, do Seguro Desemprego.

De fato o Governo ordenou que esses Bancos mantivessem pagamentos como os do Seguro Desemprego, onde o Governo pagaria esse “financiamento” quando ele tivesse disponibilidade financeira, destinando, a outros fins, alguns bilhões de reais que deveriam ser repassados aos Bancos Oficiais. Esses Bancos tiveram que suportar esse ônus financeiro que era do Tesouro, enquanto foram mantidos e expandidos os programas sociais (Fies, Bolsa família) com esse “limite de cheque especial”.

Nesse imbróglio podem-se destacar quatro irregularidades principais que vem sendo chamadas de “manobras contábeis” ou “Pedaladas Fiscais”:

1) Com a não utilização do Decreto de programação financeira, onde o Governo, com informações do Ministério do Trabalho sobre frustação de receitas do Fundo do Amparo do Trabalhador e sobre a necessidade de suplementação de 9 bilhões de reais para o pagamento do Seguro Desemprego e 5 bilhões para suprir a frustação da receita, ele – Governo – teria que, em fevereiro de 2014, ter contingenciado 14 bilhões de reais a mais do que o fez;

2) Com o déficit informado acima e o não bloqueio de despesas não obrigatórias (Fies, Bolsa Família, etc), todas essas despesas ficaram livres para serem executadas quando deveriam ter sido bloqueadas por meio de Decreto de programação financeira e de contingenciamento. A “Pedalada Fiscal” é a parte financeira desse cenário. Como o Governo estava deficitário, mas manteve as despesas não obrigatórias, agravou o déficit e fez com que a CEF, BB e BNDES financiasse seu déficit, utilizando-se desse “cheque especial” para financiar seus programas. Tal ação é expressamente vedada na Lei de Responsabilidade Fiscal;

3) Não obstante, houve a edição, por parte do Governo Federal, de Decretos de créditos adicionais no fim do exercício de 2014 sem respaldo pois seria de competência Legal do Congresso autorizar. Nesse ato a Presidente teria usurpado uma competência do Congresso que é a prerrogativa de discussão sobre a alocação de despesa pública, e

4) Ocorreu a omissão do Banco Central (BC) em contabilizar as chamadas “Pedaladas Fiscais” como dívida pública. Ou seja, o BC não atendeu o preceito contábil básico de registro do fato contábil, maquiando o cumprimento da meta fiscal, quando na verdade, se eles tivessem contabilizado todos os financiamentos/dívidas (40 bilhões de reais), o resultado fiscal teria evidenciado o descumprimento da meta. Este cenário demonstra que não se trata de “maquiagem contábil” ou “contabilidade criativa” e sim de uma decisão de gestão do antigo Governo.

Pela falta de registrar esse empréstimo ou financiamento do Governo, os órgãos e o BC, responsáveis em fazê-lo deixaram de demonstrar a realidade de que os Bancos Oficiais estavam financiando o Governo. A isso se deu o nome de “Pedaladas Fiscais”.

* Autores: Membros do Grupo de Trabalho da Contabilidade Pública do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, biênio 2016-2017.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra