Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O Regozijo da Esperança

O Regozijo da Esperança

19/05/2016 Bady Curi Neto

O país acompanhou o julgamento da admissibilidade do Impeachment no Senado Federal.

Os senadores favoráveis ao governo voltaram a discursar a ideia de golpe e a fala dos ricos contra pobres, dividindo o país em castas sócias, onde os mais abastados não conseguem viver sob o comando de uma Presidente eleita pelos menos privilegiados financeiramente.

O discurso não convence, o fato é que a presidente deu causa ao oferecimento da denúncia do pedido de Impeachment, cometendo o que a lei define como crime de responsabilidade, e sendo um julgamento político/administrativo, a pressão da sociedade fez com que seus representantes nas casas legislativas votassem favoráveis ao impedimento, na esperança de que o país volte a uma estabilização política e ao crescimento econômico.

Da mesma forma não está em julgamento os avanços na área social realizada pelo governo Lula, pois se nada de proveitoso tivesse ocorrido não teria sido reeleito, é curial. A indignação da população é da atual crise e dos crimes apontados na denúncia, demonstrada a insatisfação através de diversas manifestações espontâneas, pacíficas e geralmente realizadas aos domingos, porque na segunda-feira as pessoas tinham que labutar.

O Processo do Impedimento não se trata, absolutamente, de golpe ou revanchismo, trata-se de aplicação da lei. No sistema Presidencialista, onde o representante da República assume uma posição unipessoal de chefe de poder e chefe do governo, o presidente pode muito, mas não pode tudo, sua função e suas decisões também estão vinculadas à lei, devendo agir em conformidade com o arcabouço jurídico, principalmente as normas constitucionais.

Todos os cidadãos devem respeitar as normas impostas à sociedade, seja um simples trabalhador braçal ao mandatário maior da nação, este é o preço de viver em um Estado Democrático de Direito. Com o processo do Impeachment e o afastamento da Presidente, o Brasil vive um momento histórico.

É a segunda vez que, após a volta da eleição direta, um Presidente da República é afastado do seu cargo em razão de ter cometido crime de responsabilidade. Tais processos são sempre traumáticos à sociedade que vê o seu eleito defenestrado de sua função por desvio de conduta, tipificado, no caso, na Lei 1079/50 e na Constituição Federal.

Apesar da comoção e do trauma social vivenciado pelo processo de tamanha envergadura, há um amadurecimento da Democracia e um avanço cultural, restando firme que ninguém está acima da lei, nem mesmo o mandatário maior da nação.

A eleição de um representante no poder executivo ou no legislativo, em qualquer esfera, seja ela Federal, Estadual ou Municipal, não o torna imune ao arcabouço legal, os votos recebidos de seus eleitores não consubstanciam em envoltório contra a punibilidade de ações, por ventura, praticadas ilicitamente.

O momento, como dito, é histórico, mas não é feliz. A população não comemora a saída de seu representante maior, a nação regozija com esperança de um Brasil melhor, com transparência das contas públicas, com a diminuição da corrupção, do aparelhamento do Estado e com políticas econômicas e sociais sérias.

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre