Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O valor da ética na construção da reputação corporativa

O valor da ética na construção da reputação corporativa

05/07/2014 Vanessa Scheer

A ética tem mostrado ser o caminho para a lucratividade, o sucesso e o bem comum, agregando valor material e moral ao patrimônio das organizações.

Em tempos de mercado difícil, por vezes cresce a tentação de se atingir e superar metas de vendas atropelando os valores que as empresas consolidam ao longo de sua história. Agir de maneira coerente com os valores tornou-se um dos principais desafios corporativos. A busca pelo resultado a qualquer custo deve ser substituída por esforços para seguir objetivos alinhados e complementares. Os resultados humanos ganham status de metas financeiras: a forma como se alcança o objetivo é tão importante quanto realmente cumpri-lo.

Não importa apenas “conquistar”, mas como se agiu para chegar lá. Como os executivos conduziram suas ações, obstáculos superados, idéias que trouxeram e como se relacionam com a equipe. Enfim, a questão é: para alcançar as metas, os valores da organização foram preservados? A globalização amplia os padrões de exigência em todas as áreas da empresa, aumenta a competitividade e as pressões financeiras. Mas a preservação dos valores da companhia e dos compromissos morais com clientes, colaboradores e com a sociedade, privilegiando a diversidade e o pluralismo de maneira democrática, é vital para a sustentabilidade do próprio negócio.

Os valores representam os limites que não devem ser ultrapassados no processo de alcançar as metas dos negócios. Para assegurar que as metas sejam cumpridas e os valores perpetuados, é preciso avaliar permanentemente os colaboradores da empresa, seguindo critérios objetivos e transparentes. Com estas avaliações é possível acompanhar o desempenho de cada um e da empresa como um todo e fazer os ajustes necessários.

São tarefas que requerem tempo, dedicação, responsabilidade e, principalmente, muita transparência de quem está no comando. A definição clara dos valores, a comunicação constante e o uso de ferramentas objetivas para a mensuração de resultados, de competências adquiridas e de respeito aos valores são pré-requisitos para qualquer companhia que queira consolidar sua posição no mercado e construir uma boa reputação corporativa. Não existem fórmulas mágicas, apenas princípios que podem ser seguidos, definindo valores corporativos claros e relevantes.

Recompensar os bons exemplos de aplicação de valores corporativos e remover os que não os respeitam, ainda que alcancem os resultados. Uma postura ética constrói a reputação de uma empresa, o inverso a destrói. Portanto, aquela imagem que a companhia levou anos para construir e, a credibilidade que conquistou junto aos seus públicos, poderá cair por terra e reconstruí-la será muito mais complexo. O exemplo deve ser dado pelo líder. Note que não se trata de uma visão idealista, mas uma questão de sobrevivência.

Os valores devem ser realmente vividos no dia a dia: o binômio comprometimento/excelência, uma busca individual de cada colaborador, o trabalho em equipe, e o foco no cliente formam a direção correta que garante os bons resultados. Tudo isso baseado na integridade, no respeito mútuo e no comportamento ético que fundamentam o relacionamento com os colegas, os clientes e a comunidade.

* Vanessa Scheer, formada em psicologia; pós-graduada em administração de recursos humanos.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra