Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Os efeitos da economia no comportamento do consumidor

Os efeitos da economia no comportamento do consumidor

13/04/2014 Marcelo Murin

O primeiro trimestre de 2014 já se foi, mas o que pudemos observar com relação às expectativas do início do ano?

A economia nacional vem dando sinais muito preocupantes ao consumidor com a escalada da inflação, muito embora o governo não reconheça esta tendência.

O brasileiro já não está mais habituado a conviver com inflação e muitos consumidores nem sabem o que é este “fantasma”. Portanto, certamente o comportamento do consumidor e do shopper no ponto de venda tende a se alterar. De fato, dados de mercado já apontam para algumas mudanças neste cenário.

Podemos observar uma crescente preocupação dos consumidores com o custo de suas compras. Consequentemente, as vendas em lojas de “atacarejo” tem crescido muito, uma vez que um de seus grandes diferencias é oferecer preços mais atrativos ao shopper, devido a sua estrutura de custos ser mais eficiente.

O número de visitas do shopper ao ponto de venda também tem apresentado mudanças, onde em um cenário de maior equilíbrio inflacionário, o hábito de visitas semanais é muito comum, pois o consumidor não tem grande preocupação com abastecimento. No entanto, atualmente já se fala da volta da “compra mensal”, tão famosa nos anos de alta inflação no país, onde o shopper busca o PDV para realizar grandes compras de abastecimento para garantir melhores preços e controlar seu orçamento doméstico.

Com isso, consequentemente há uma grande redução do número de visitas aos PDVs, o que impacta diretamente as vendas, questões promocionais de visibilidade de marcas, comparações entre lojas e produtos. Ou seja, altera uma realidade já estabelecida no varejo nacional.

Outro comportamento que também têm se alterado, por exemplo, é o aumento nas vendas de marcas próprias, pois são produtos com custos mais atrativos ao shopper e cada vez de melhor qualidade na entrega de seus benefícios. Com o crescente avanço tecnológico e a busca de redução de custos produtivos, podemos observar uma homogeneização na qualidade dos produtos. Como consequência, vemos as marcas próprias despontarem com preços mais atrativos, ganhando uma relevância cada vez maior.

Neste cenário, obviamente há também uma busca crescente por promoções e parcelamento como consequência da necessidade de redução de custos e uma grande preocupação no controle orçamentário do lar.

O varejo brasileiro deve ficar muito atento a todas essas mudanças no comportamento do shopper e usar este movimento a seu favor. Mais uma vez, quem identificar primeiro e sair na frente de seus concorrentes poderá tirar grande vantagem a seu favor.

Como brasileiro, espero sinceramente que não tenhamos novamente esta realidade inflacionária crescente, pois será uma grande perda para a economia e principalmente para o povo. No entanto, é importante ficar atento, pois o varejo deve reagir sempre em busca da satisfação de seus clientes, e quando o comportamento do consumidor muda, deve se realizar alterações de rota na gestão do seu negócio também.

* Marcelo Murin é administrador de empresas com especialização em marketing e sócio-diretor da SOLLO Direto ao Ponto



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes