Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Pane na comunicação

Pane na comunicação

18/07/2014 Carlos Roberto de Souza

Nos dias de hoje o que mais se consome em barzinhos, lanchonetes e restaurantes são aqueles pratos exóticos conhecidos como: Facebook, Badoo, Twitter, Instagram, Linkdhn, Orkut (Ahhh!!!)…

Não, leitor, eu não estou com um parafuso a menos! Cada vez mais os jovens se entregam a um mundo onde o virtual passa a ser o concreto, e o “tangível” inexistente. O ritual se inicia da seguinte maneira: Primeiramente um grupo bem animado adentra o ambiente. O gerente ri a toa já calculando o lucro da noite. Um dos membros ergue o dedo (o da número 1). O garçon numa ginga periférica se aproxima cheio de moral:

-E aí!? Mé que tá? Vai pedir o quê?

Todos pedem unanimente aquela bebida de cor azul pra lá de Bagdad. O garçon se retira… Minutos depois ele ressurge trazendo o “birinaite”. Pronto, a partir daquele instante sua presença deixará de ser notada. A segunda parte do ritual consiste em todos tirarem dos bolsos e bolsas seus smartphones de última geração [aqueles contendo um sujeitinho chamado ‘Android’]. Como se estivessem regidos por uma mão invisível, o grupo começa um interminável e simultâneo balé dos dedos sobre uma película.

O mais engraçado é que os outros começam a ser influenciados, inclusive o proprietário que dedilha numa nítida demonstração de impaciência. Para quem as redes sociais não têm nada a oferecer, a única saída está no incentivo à leitura, aos diálogos e entrosamentos; em outras palavras, um contato mais humano. Humm sei não! Bom, acho que já falei demais. Com licença, pois o meu novo “Moto G” e o Tablet que ganhei estão a minha espera. Um gande (SMS) para todos.

*Carlos Roberto de Souza é poeta, editor e membro da Academia Machadense de Letras.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves