Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Planejar a vida e carreira traz sucesso e felicidade de fato!

Planejar a vida e carreira traz sucesso e felicidade de fato!

17/08/2016 Alexander Baer

A falta deste rumo traz consequências desastrosas.

No mundo globalizado que nos encontramos hoje em dia, as pessoas estão o tempo todo correndo para tudo quanto é lugar e canto de forma desenfreada acreditando que se assim não fizerem, não vão chegar a lugar nenhum e nem serão ninguém.

Sim, elas não vão chegar mesmo a lugar nenhum, mas não porque estão correndo de forma desenfreada, o que consome, inclusive, muita energia e recursos, mas sim porque correm sem ter um rumo certo para aonde querem chegar.

Sem um grande objetivo ou meta em mente que aí sim as faz correr. Na idade da pedra os humanos também corriam, mas lá eles sabiam que se não corressem seriam devorados pelos selvagens animais.

A falta deste rumo traz consequências desastrosas para qualquer ser humano e para qualquer profissional. Vou citar aqui algumas consequências:

Perda de tempo e energia;

Gasto de dinheiro desnecessário;

Empregos frustrantes;

Alianças e parcerias desgastantes;

Stresse;

Doenças do corpo e da mente pelas diversas insatisfações pessoais e profissionais;

Desmotivações;

Falta de foco na vida e na carreira;

Problemas financeiros e econômicos;

Discórdias afetivas.

E assim por diante, ou seja, a lista pode ser muito grande e trazer problemas muito graves às pessoas/profissionais. Quem não tem um rumo parece aquele jargão popular “barata tonta” que não vai a lugar nenhum e fica correndo de forma enlouquecida.

Todo início de ano acaba sendo uma motivação para metas ao ano vindouro, porém fica só no discurso, todo domingo de noite acaba também sendo um motivador, ou desmotivador, para aqueles que não sabem para aonde irem.

Pois bem, sucesso e felicidade, duas palavras que todo mundo busca, mas se buscar de forma aleatória também não vai levar a lugar nenhum, muito menos ao sucesso e felicidade. Ter um rumo de vida e na carreira é ter um grande sonho que será buscado e realizado dentro de um espaço de tempo.

É sim um grande fator motivador, as empresas e empresários investem milhares de reais em palestras, cursos, workshops e o que for para dar a referida “motivação” aos seus funcionários. Jogando muito dinheiro fora. Pois a motivação é um fator que vem de dentro para fora e se houver fatores externos que possam ajudar, acaba sendo um verdadeiro ganha-ganha para todas as pessoas, profissionais e empresas.

Quer maior motivador do que ter um rumo na vida e na carreira, ou seja, um ou vários grandes sonhos/objetivos que só pela busca e na visualização do atingimento já traz a tal MOTIVAÇÃO, afinal, de acordo com a psicologia, a motivação é igual a “motivos que levam à ação”.

As empresas precisam rever então no que estão investindo e devem investir levando ferramentas que façam seus colaboradores terem rumo de vida e na carreira, assim terão colaboradores de fato automotivados com foco e altamente produtivos.

Só que aí as empresas também vão ter que cuidar (reter de fato) destes profissionais, pois senão eles vão buscar o que querem. Muitas vezes vejo que a própria palavra “planejar” assusta as pessoas e os profissionais, muitos dizem para mim que isto é apenas para empresas de sucesso.

Eu afirmo que sim é para empresas de sucesso, mas também para pessoas e profissionais que querem ter sucesso na vida e profissão. Planejar é ter muito claro o rumo que se quer atingir dentro de um espaço de tempo, com este direcionamento e foco sabemos claramente analisar tudo o que precisamos para chegar neste grande sonho e objetivo.

Este rumo é o destino final para você chegar, imagine um avião ou um navio sem rumo específico seria um caos. Planejar é direcionar os seus esforços e recursos disponíveis a serem adquiridos para chegar neste destino, rumo, sonho!

Mas faço uma observação que junto com o rumo tem que vir a estratégia de atitude que é a TBC – Tirar a bunda da cadeira. Só planejar sem agir também não leva a lugar nenhum. “Intenção sem ação não leva a lugar nenhum.” — autor desconhecido.

Benefícios que você ganha planejando sua vida e carreira:

Foco;

Clareza;

Aproveita as oportunidades que vem;

Sabe se defender das ameaças;

Se prepara e potencializa seus talentos e suas forças;

Corrige suas fraquezas ou limitações, pois sabe que se não o fizer não vai chegar lá;

Economiza dinheiro;

Saúde física, mental e emocional muito bem-cuidada;

Aumento de produtividade;

Faz muito mais com muito menos;

Ganha muito mais qualidade de vida;

Então quer ter sucesso e ser feliz? Tenha um rumo certo e vá atrás dele ou deles.

* Alexander Baer é empresário (Presidente da Alexander Baer & Associados desde 2001).



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado