Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Populismo faz mal à saúde

Populismo faz mal à saúde

28/04/2016 Sandra Franco

A medida popular da presidente pode trazer um efeito negativo já nos cofres do governo.

A presidente Dilma Roussef sancionou, no último dia 14 de abril, a lei que permite a comercialização e uso da substância fosfoetanolamina sintética, apelidada de “pílula do câncer”.

O novo dispositivo legal provoca polêmica e reascende uma série de discussões sobre a real efetividade do medicamento, que ainda não foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A permissão da fabricação, distribuição e uso da substância foi aprovada, em votação simbólica, no último dia 22 de março, no Senado. Como não houve alterações ao texto aprovado pela Câmara dos Deputados, o projeto seguiu para a sanção presidencial. Com o claro propósito de não levantar discussões técnicas fora do cenário político, em meio à votação do impeachment, a presidente resolveu sancionar a lei sem vetos.

O texto da nova lei determina que “poderão fazer uso da fosfoetanolamina sintética, por livre escolha”, os pacientes que apresentarem “laudo médico que comprove o diagnóstico” e assinatura de termo de consentimento e responsabilidade pelo paciente ou seu representante legal”.

Desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP) para o tratamento de tumor maligno, a substância é apontada como uma possível cura para diferentes tipos de câncer. Não obstante, não passou por testes em humanos e não tem eficácia comprovada – ainda que haja relatos positivos, mister que se siga o protocolo científico para a aprovação da nova droga.

A classe médica não repudiou a nova lei, mas o Conselho Federal de Medicina (CFM) está, de forma oficial, recomendando aos médicos brasileiros a não prescreverem a fosfoetanolamina sintética para tratamento de câncer até que a eficácia e a segurança da substância sejam reconhecidas por evidências científicas.

O CFM, ao lado da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), alerta que é um perigo a liberação do uso da fosfoetanolamina sem que o medicamento passe por todas as fases dos testes clínicos.

E, evidentemente, é um risco sancionar a comercialização de um medicamento sem que ele esteja certificado com relação a eficácia, eficiência e segurança dos pacientes brasileiros.Legalmente, tal fato pode servir de argumento para ações indenizatórias contra o Governo – por que não?

Inclusive, a AMB já está questionando juridicamente a constitucionalidade da nova lei perante o Supremo Tribunal Federal (STF). A associação solicitou a suspensão dos efeitos da nova norma, garantindo o conhecimento científico em prol da sociedade e de forma a não gerar falsas expectativas de sucesso no tratamento do câncer, ou comprometer de maneira irresponsável pacientes com reais chances de cura por tratamentos reconhecidos.

A entidade diz que há “o amplo desconhecimento acerca da eficácia e dos efeitos colaterais da substância, incompatível com o direito à saúde, previsto nos artigos 6º e 196 da Constituição Federal”. A medida popular da presidente pode trazer um efeito negativo já nos cofres do governo.

Em razão da obrigatoriedade de o Estado fornecer o medicamento aos pacientes, certamente crescerão o número de ações exigindo que o poder público garanta ao cidadão o acesso pleno à saúde, o que envolve os medicamentos necessários aos tratamentos.

Não se pode ignorar que vivemos problemas graves com relação à má gestão dos recursos destinados a saúde, além das ondas de epidemias de dengue, zika e gripe H1N1.Também não se pode ignorar a existência de vários outros problemas crônicos no atendimento e estrutura do nosso Sistema Único de Saúde (SUS), que está perto da falência e que não se resolverão por meio de simples canetada.

Beira à irresponsabilidade pretender “ganhar pontos positivos” diante da população com uma medida que envolverá milhares de pacientes e famílias que sofrem com uma doença tão agressiva e para a qual se desconhece a cura. Chama atenção também que essa lei atropele outros entendimentos, inclusive o legal.

Há pouco tempo químico Gilberto Chierice, o pesquisador que desenvolveu a fosfoetanolamina sintética, foi denunciado pela própria USP. A universidade alega que ele cometeu crime de curandeirismo, que é a prática de prescrever, ministrar ou aplicar substância para cura de doenças e por expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto iminente, previstos como crimes nos artigos 284 e 132 do Código Penal, respectivamente.

Seria absurdo supor que a presidenta, ao sancionar a referida lei, também estaria cometendo um crime, ao expor a vida ou a saúde do paciente perigo direto? Oxalá a substância seja eficiente tal como o pesquisador “criador” garante.

Entretanto, usar esse medicamento para conseguir agradar à parcela da população e aumentar os chamados níveis de aceitação, assim como criar qualquer lei a partir de clamor popular é uma forma inconsequente de governar.

* Sandra Franco é consultora jurídica especializada em direito médico e da saúde.



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado