Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Por que a nossa indústria não é competitiva?

Por que a nossa indústria não é competitiva?

09/11/2015 Corrado Vallo

Não podemos deixar de mencionar a falta de uma visão de longo prazo das metas do governo.

Nesse momento de crise, a competitividade poderia dar ao país o fôlego necessário para equilibrar as balanças que são a fonte de preocupação de ministérios, bancos centrais, empresários e, por fim, se refletem na cadeia toda de consumo, indicador final do bem estar e satisfação de todos os brasileiros.

A nossa falta de competitividade está entranhada na vida dos brasileiros, começa com o apetite desmedido pelos juros elevados, os tributos elevadíssimos e sem a mínima correspondência em benefícios e o câmbio completamente fora de sua verdadeira grandeza.

Além disso temos uma máquina estatal extremamente burocrática, uma falta de investimentos em educação e uma falta de investimentos produtivos, com incentivo constante impulsionado pela inflação ao investimento especulativo.

Não podemos deixar de mencionar a falta de uma visão de longo prazo das metas do governo bem como a falta de um maior incentivo governamental às empresas de tecnologia.

Deve-se mencionar ainda o castigo imposto pelo governo à empresa nacional no que tange a financiamentos em longo prazo e a juros razoáveis por organismos como o BNDES à pequena e média empresa e o custo incompreensivelmente mais alto das matérias primas localmente.

Com juros extorsivos para quem precisa tomar dinheiro e convidativos para quem quer especular, logicamente neste caso a especulação ganha; para que investir com a SELIC de 14,25% se posso ganhar 20% especulando? Na Europa, por exemplo, é o contrário.

Os “juros especulativos são 1 a 2%, mas o lucro gerado pelas empresas gira entre 8% e 10%. O termo competitividade está intimamente ligado ao termo produtividade, que por sua vez está ligado ao termo educação e ao desempenho do trabalhador, que no Brasil é baixo.

Por exemplo, minha produtividade não pode ser elevada se minha empresa produz 100 equipamentos por mês e meu concorrente no exterior produz 1000. Nestas quantidades reduzem-se os custos em toda a escala de produção, desde a compra dos materiais até a inatividade do pessoal.

Além do mais, a produção de 1000 bombas no lugar de 100 obriga a investir em maquinário e métodos mais modernos, operando com linhas de produção mais eficientes para melhorar os resultados. O fato é que a nossa pobre indústria está se esvaindo, tentando sobreviver.

Há alguns anos atrás participávamos em 32% na formação do PIB, e hoje mal e mal chegamos a 12%. Nada fala mais claro do que este dado. O empresário hoje é o herói anônimo tentando sobreviver com sua indústria que vem vindo, talvez há gerações, e que se não houver transformações radicais na política atual, não irá sobreviver por muito tempo. Além disso, a matéria prima que compramos é geralmente mais cara do que no exterior.

Por quê? Por que, por exemplo, um quilo de ferro fundido deve custar mais no Brasil do que custa na Itália, que no final das contas importa o minério ou o ferro gusa do Brasil?

O fato é que se nada for feito, no túmulo da indústria brasileira, dentro de alguns anos encontraremos o seguinte epitáfio: “Aqui jaz a indústria brasileira que já foi florescente e que morreu por vontade governamental – Requiescant in Peace – Amem”.

* Corrado Vallo é diretor presidente da Omel S.A e vice-presidente da ABIMAQ.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra