Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Previdência e produtividade

Previdência e produtividade

22/05/2017 Cesar Silva

A improdutividade do brasileiro supera em muito o problema da estrutura da Previdência.

Com 67,6% de seus 200 milhões de habitantes em idade ativa (15 a 64 anos), o país passa pelo chamado bônus demográfico, estágio em que a estrutura etária da população, composta majoritariamente por pessoas aptas ao trabalho, contribui para a expansão do PIB.

Porém, o que seria uma oportunidade tende a se tornar um grande problema. Sem o devido processo de formação e de capacitação para a produção eficiente, há um grande volume populacional improdutivo, com baixa capacidade de geração de renda, que imporá um elevado custo ao Estado quando for se aposentar.

A improdutividade do brasileiro supera em muito o problema da estrutura da Previdência, que tem apresentado um rombo crescente: os gastos passaram de 0,3% do PIB em 1997 para 2,3% em 2016 e são projetados em 2,7% neste ano, valor estimado em R$ 181,2 bilhões.

Por mais que se debata a necessidade da Reforma da Previdência, problemas estruturais, que reduziriam o elevado déficit, ficam de lado. A falta de qualificação do trabalhador é um dos principais.

Enquanto nos Estados Unidos se requer apenas um trabalhador fabricar determinado produto, no Brasil, precisa-se de quatro pessoas, segundo levantamento do Conference Board, compilado pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Esta situação, aliada à crise econômica, piora muito as perspectivas de qualidade de vida quando se chega à idade da aposentadoria.

É preciso lembrar que a produtividade está ligada à capacidade de crescimento, geração de riqueza e qualidade de vida de uma economia. Porém, enquanto se debate a necessidade da Reforma da Previdência, não existe o menor esforço para ampliar a capacidade produtiva dos milhões de jovens que se afastam da educação formal e se tornam atores produtivos ineficientes.

Não é de se estranhar que o governo queira que nos aposentemos mais tarde. Ampliar a capacidade produtiva exige uma melhor capacitação técnica dos brasileiros, o que depende de vontade política e foco, o que não se observa atualmente. Mais de 50% das vagas de Educação Superior ofertadas não são preenchidas.

A evasão média dos programas de Educação para Jovens e Adultos supera 80%. Ainda assusta o fato de que mais de 33% dos jovens não concluem Ensino Médio porque não se identificam com os conteúdos desenvolvidos e não há contextualização para o mundo do trabalho.

Nota-se a necessidade de oferta de uma formação mais técnica, que se aproxime do mercado de trabalho. No entanto, três anos após ser formatado em lei, o Plano Nacional de Educação não é sequer registrado como linha de ação do Ministério da Educação.

Dentre suas principais metas destacam-se três: meta 12, de Ampliação do Acesso ao Ensino Superior; Meta 10, de Ampliação dos Programas de Educação para Jovens e Adultos com Profissionalização; e a Meta 11, de Ampliação da Educação Profissional.

São as três que sustentam a formação e capacidade de produção mais imediata para o país. Sem desprezo, as outras 17 se voltam ao ciclo normal e são estruturais. Melhor discutir a inovação aplicada à educação para a produtividade do que discutir a Reforma da Previdência.

O maior dos males é não tratar a causa e sim os efeitos, isto é ciência, isto é saber, isto é aplicação do conhecimento.

* Cesar Silva é presidente da Fundação FAT, entidade sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento de cursos técnicos e profissionalizantes.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves