Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Professor, conheça a Sala de Aula Invertida

Professor, conheça a Sala de Aula Invertida

19/01/2017 Luciana Campos Souza

Você já parou para pensar quantas aulas um professor pode dar em uma semana?

E quantos alunos esse professor precisa atingir? Será que todos os alunos conseguem compreender o conteúdo e tirar suas dúvidas? Você, que já pisou tantas vezes em uma sala de aula, sabe que um quarto do tempo da aula é dedicado à burocracia, como diário de classe, agendas, informativos.

O outro um quarto da aula é para acalmar a bagunça, colocar a sala em ordem e chamar a atenção dos alunos. Assim, resta apenas metade do tempo para que o professor exponha os conteúdos didáticos. Mas quanto tempo é direcionado para a interação com os alunos?

Parece não haver espaço para compartilhar ideias, debater temas e tirar dúvidas. Essa inquietação faz parte do dia a dia de muitos educadores. Por isso eu pergunto: será possível inverter o jeito de ensinar e aprender, transformando a sala de aula em um espaço produtivo e significativo?

Os educadores norte-americanos Jonathan Bergmann e Aron Sams desenvolveram um conceito inovador, que tem sido considerado a solução para alavancar o processo de ensino-aprendizagem: a sala de aula invertida. Tudo começou quando os dois educadores resolveram gravar suas aulas para que os alunos faltantes pudessem acompanhar os conteúdos ministrados.

Foi então que a mágica aconteceu: com a parte expositiva fora da sala, o professor pôde ajudar os alunos, como um tutor durante as aulas, estreitando os laços e dando-lhes mais liberdade para que participassem delas. Os professores perceberam, então, que o momento que o aluno mais precisa de ajuda é o da realização das tarefas e não nos conteúdos expositivos.

Baseados nessa experiência, os dois educadores criaram o método "Flipped Classroom", conhecido no Brasil como "Sala de Aula Invertida". A ideia central do método é permitir que o aluno tenha acesso aos conteúdos expositivos fora da escola, seja por videoaulas, filmes, games, aplicativos, textos.

Desta forma a sala de aula se transforma em um espaço mais amplo, produtivo e significativo, onde os alunos podem compartilhar o que aprenderam, tirar suas dúvidas e expressar suas opiniões. Pode parecer uma proposta ousada, mas não é tão complexa quanto parece e pode trazer uma série de benefícios para o processo de ensino e aprendizagem, como:

- Mudança no papel do professor, que deixa de ter a função de apenas transmitir conhecimento para atuar como orientador dos alunos.

- Maiores condições para que o professor se aproxime da linguagem dos estudantes.

- Utilização de recursos tecnológicos pelos alunos durante a aprendizagem.

- Benefícios aos alunos que não podem estar sempre presentes nas aulas.

- Benefícios aos alunos com dificuldade de aprendizagem, pois eles podem pausar o vídeo, assistir novamente, ler e reler, o que na sala de aula não é possível.

- Aumento da interação Aluno X Professor.

- Melhoria no gerenciamento da sala de aula, o que pode ajudar nos casos de indisciplina.

- Possibilidade de que os pais participem e aprendam junto com os seus filhos.

- Progressão dos alunos dentro de seu próprio ritmo.

É muito importante que, ao implantar esse modelo de sala de aula, todos os envolvidos (alunos, pais, gestores e educadores) tenham pleno conhecimento da proposta. Se você, professor, quer experimentar a ‘Sala de Aula Invertida’ com a sua turma fique atento a algumas dicas:

- Esteja preparado para “inverter” a sua mente.

- Elabore as aulas invertidas com calma, crie seus próprios vídeos, busque conteúdos confiáveis que você possa compartilhar com os alunos.

- Não tenha medo da tecnologia, se arrisque, busque aprimorar seus conhecimentos.

- Oriente seus alunos sobre como podem aprender com vídeos, games, filmes e textos.

- No momento da aula, busque atividades práticas, envolva os alunos e permita a interação entre eles.

- Utilize os recursos tecnológicos a seu favor, explore o que os alunos sabem.

Não existe um modelo único a ser seguido de se inverter o ensino. O importante é que a experiência seja enriquecedora tanto para alunos quanto para professores. A Planneta oferece cursos de Formação de Educadores que orientam o desenvolvimento dessa proposta, inclusive com apresentação de recursos digitais essenciais para integrar tecnologia e aprendizagem.

Fica aqui o meu convite para que se arrisquem, invertam suas mentes e suas aulas e desfrutem de um modelo de ensino mais produtivo e significativo.

* Luciana Campos Souza é Orientadora Educacional da Planneta, empresa do grupo Vitae Brasil.



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre