Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Rentabilidade das empresas familiares é maior

Rentabilidade das empresas familiares é maior

10/04/2014 Renato Vieira de Avila

Estudos comprovam a superioridade destas empresas quando comparadas às não familiares.

O argumento no qual a empresa familiar é desprovida de profissionalismo, repleta de informalidade e fragilizada por interesses da família que a controla, há muito perdeu a credibilidade científica.

Dois estudos espanhóis demonstram a superioridade destas empresas quando comparadas às não familiares.

O primeiro aponta que 80% dos entrevistados pretendem crescer nos próximos 6 meses, e, destes, metade o fará além das fronteiras. O segundo envolveu 832 empresas - 255 familiares, indicando que entre 2001 a 2010 a rentabilidade média das empresas familiares atingiu 11,61%, e as não familiares restringiram-se a 8,7%.

Entre os fatores apontados pelos estudos como fundamentais à performance superior das empresas familiares estão a menor probabilidade de quebra, índices mais baixos de volatilidade e a menor propensão a manobras especulativas.

Ainda conforme os estudos, tais características é devido ao maior comprometimento das empresas familiares com as comunidades de origem, visão de longo prazo e cautela nas ações visando crescimento e expansão.

Outros diferenciadores das empresas familiares que se situaram no topo das pesquisas é o controle acionário ter permanecido em poder da família fundadora, maior agilidade em momentos de crise, credibilidade perante instituições financeiras e a utilização de estruturas de Governança Corporativa, tais como os acordos de sócios, a criação de conselhos de Família e de Administração e a segregação entre patrimônio e família mediante a utilização de Holdings.

Infelizmente, no Brasil, ainda são poucos os estudos sobre a empresa familiar, valendo-se afirmar que estas especiais organizações empresariais ainda não recebem do Estado a devida importância que suas pares detém na Europa e Estados Unidos, principalmente devido à sua contribuição extraordinária na criação de empregos e no recolhimento dos tributos.

Texto: Renato Vieira de Avila

 



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves