Portal O Debate
Grupo WhatsApp

RS: Estado que não reelege governadores e sua dívida

RS: Estado que não reelege governadores e sua dívida

20/09/2014 Débora Góis

Rio Grande do Sul enfrenta novamente seu dilema nas eleições a governador do Estado. Teremos mais uma vez um candidato não reeleito?

Nossa lista de governadores é bem variada, dou um destaque especial para os candidatos eleitos por voto direto no qual nenhum deles foi reeleito pelo povo Sul Rio grandense, desde que o ato de reeleição é permitido (1988). Seriam os gaúchos os errados na hora de votar ou nossas opções estão restritas a insatisfação completa pelos candidatos, e a única saída é apostar as fichas novamente em outro?

As opções estão cada vez piores para os eleitores liberais, visto que os candidatos seguem prometendo cada vez mais medidas intervencionistas pra “solucionar” os problemas do Rio Grande do Sul e em casos mais extremos, ainda, surgindo os candidatos anticapitalistas. Estes problemas são diversos, e eu ficaria incansavelmente citando-os aqui. Darei um destaque para problemas mais urgentes como a dívida pública com a União (que continua sendo uma das maiores do Brasil).

Mas como vamos solucionar os problemas estruturais econômicos com uma máquina pública tão grande e que cresce a cada dia mais? Quase tudo que o Tesouro Gaúcho arrecada, vai para pagar despesas passadas e as dividas, seguem se acumulando como grãos de areia no deserto. As medidas que foram tomadas com os governos passados não foram nem de longe cabíveis de solucionar os problemas econômicos do estado. Ainda gastamos mais do que arrecadamos, segue em anexo um gráfico retirado Transparência RS sobre a relação de receitas x gastos totais anuais de 2004 a 2014:




Além de gastarmos o que arrecadamos, temos uma dívida crescente acumulada. O endividamento do Estado é o dobro da arrecadação anual. Por que é importante sabermos da história e do que os governos passados fizeram na administração do Rio Grande do Sul? Porque isso influência diretamente na escolha do novo governo para analisar o que nos apresentarão, e cabe a nós decidirmos com competência se estas são as soluções que mais precisamos; Mas eu não me refiro a promessas marqueteiras como pagamento do Piso Salarial dos professores. Se os candidatos atuais afirmarem que pagarão, vale avaliar como eles lidarão com essa máquina.

Isso é uma lógica financeira que eu aprendi com 10 anos: Quanto você ganha, o que tem que pagar o que vai priorizar, quando e como vai pagar? Investimentos? Mais financiamentos? Ou diminuir gastos? (Nesse caso gastos públicos e reduzir a máquina pública para futuramente poder quitar dívidas e como um sonho tão esperado reduzir finalmente impostos). Nossos problemas não se resumem as “Brizoletas”, na gestão de Brizola (1959-63) ou até antes no governo Ernesto Dornelles (1951-55).

Para realização de obras iniciamos nosso endividamento precoce e eu diria que as falhas se sustentam quando não se planeja, quando se não faz um governo com um planejamento econômico de longo prazo sabendo dos nossos limites, mas sim, com ações imediatas gerando aqui em nosso Estado o inicio do problema todo. Seguindo na acumulação de dívidas tivemos um “upa” maior nos anos 70 com a ditadura militar. Navegamos na onda do “milagre econômico” e nos afogamos ainda mais na dívida pública. E ela estava escancarada nos jornais!

*Débora Góis é Acadêmica de Economia da Universidade Federal de Santa Maria, Membro do Conselho Executivo da Rede Estudantes Pela Liberdade e Especialista do Instituto Liberal.



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre