Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Saúde no Brasil: o desafio de empreender na área

Saúde no Brasil: o desafio de empreender na área

28/11/2014 Hugo Rosin

Nunca se falou tanto em saturação no mercado de saúde. Todos os anos, muitos profissionais são lançados ao mercado, mas acabam não tendo opções de investir e empreender dentro da profissão.

Recentemente, o Ministério da Educação divulgou uma pesquisa que aponta redução de 13% dos profissionais de saúde no Brasil, quadro que se repete pelo segundo ano seguido. Caso essa tendência permaneça, ficaremos cada vez mais distantes de um país com sistema de saúde compatível ao nível que almejamos ter. Sem dúvida, os programas sociais implantados pelos governos, nos últimos anos, tem facilitado a entrada de muitos alunos em cursos de nível superior, que outrora eram inatingíveis para esse público.

Porém, se manter na profissão escolhida, depois de formado, tem sido um desafio gigantesco para muitos profissionais de saúde. Parte dessa dificuldade se deve à falta de qualificação dos estudantes para um assunto delicado: a formação específica e orientada para o mercado. Historicamente, as disciplinas de economia profissional e afins têm ensinado algo muito próximo da realidade dos anos 80 e 90 para os seus alunos. Modelos de negócio, que foram muito válidos e verdadeiros no século passado, tem sido replicados por gerações dentro de diversas faculdades de ensino superior em saúde, sem provocar interesse e os devidos questionamentos corretos dos alunos para um assunto tão importante em sua carreira.

Além de necessitarem de um preparo técnico, no que tange a administração e gestão do negócio saúde, esses profissionais precisam conhecer as opções disponíveis no mercado e suas respectivas estruturas. Por exemplo, o que é necessário para investir no próprio negócio, além de executar a prestação do serviço final? Há modelos de negócios já prontos no mercado, que complementem essa deficiência? As graduações não preparam o aluno para esse aspecto e, ao chegar nesta etapa da vida profissional, se vê perdido, não sabendo como e onde investir.

Novos modelos de negócios estão surgindo e as franquias, muitas vezes, se mostram como opções viáveis para os profissionais, hábeis tecnicamente, mas pouco preparados para manejar o monstro chamado "mercado". Em linhas gerais, os profissionais de saúde precisam reconhecer que, assim como o conhecimento e os estudos para atuar na área da saúde são vitais para a população que dela depende, a educação em gestão também é vital para a sobrevivência dos consultórios e clínicas.

Investir em ambos os conhecimentos é primordial para conseguir oferecer serviços de excelência, que envolvem não só a realização da consulta e exames, mas todos os aspectos gerenciais de uma empresa, passando pela qualificação do atendimento, gestão comercial, logística, serviços agregados, pós-venda e uma série de outras ferramentas capazes de tornar toda a operação bem sucedida. Pacientes serão sempre pacientes, mas qualquer paciência tem um limite. A saúde, no Brasil, necessita de cuidados profissionais. Aqueles que souberem reconhecer as novas necessidades do mercado e se dispuserem a aprender, além das fronteiras acadêmicas, conseguirão traçar novos rumos, propiciando saltos gigantescos nessa área tão importante e, ao mesmo tempo, tão carente da humanidade.

*Hugo Rosin é diretor executivo da DVI Radiologia, cirurgião-dentista formado pela FORP-USP, especialista em radiologia pela FOP-UNICAMP e especialista em ortodontia pela FOAR-UNESP.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves