Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Segurança pública: inteligência aplicada à prevenção

Segurança pública: inteligência aplicada à prevenção

17/08/2014 Marcelo Ponte

No ano de 2054, a polícia de Washington, nos Estados Unidos, trabalhará para antecipar-se ao crime. Pelo menos em “Minority Report”, o filme de ficção científica de Steven Spielberg, é assim.

Ainda faltariam 40 anos para chegarmos a esse cenário, mas já em 2014, há departamentos de polícia que utilizam ferramentas tecnológicas para identificar padrões de comportamento criminal e, assim, antecipar crimes. A crescente inteligência das câmeras de videomonitoramento tem um importante papel nesse sentido.

O uso de soluções que integram câmeras de segurança IP com qualidade de imagem HDTV e múltiplas funcionalidades, juntamente com aplicações analíticas, fornecem informações importantes para combater e prevenir crimes, bem como reduzir os erros por intervenção humana. Essas ferramentas também formam uma consistente plataforma para enfrentar situações mais complexas no futuro. Um exemplo que aponta para esse futuro integrado é o município de Feira de Santana (BA), que está se tornando um dos mais modernos do País em infraestrutura de redes e sistema de videomonitoramento com a instalação de 202 câmeras de alta definição da Axis.

O projeto de segurança urbana se soma a 320 pontos de rádio interligando 150 escolas e 28 unidades públicas de saúde, e a 122 pontos de acesso público a banda larga, tornando-se uma das maiores cidades digitais do País. Outra contribuição das câmeras IP para a segurança urbana é a capacidade de integrar mobilidade às soluções de videomonitoramento, oferecendo mais proteção em atividades especiais, tais como manifestações ou eventos ao ar livre.

É o caso do município de Glenwood, em Illinois, nos Estados Unidos, que apresentava índices de violência em pontos específicos. Um deles, um parque, em que jovens se reuniam para usar drogas e acabavam causando transtornos aos moradores como aumento de assaltos. Com a solução portátil Axis/SkyWatch, o departamento de polícia dispõe de um dispositivo móvel para fazer o monitoramento dessas áreas críticas. Fixadas na extremidade de um mastro de quase 10 metros acoplado a um veículo motorizado, as câmeras permitem visão de 360° gerando imagens em alta definição.

Esses verdadeiros olhos eletrônicos sobre rodas são enviados a qualquer local em que sejam necessários. A antena WiFi de alta potência permite que as imagens captadas possam ser transmitidas para laptops e iPads autorizados, bem como para a central de vigilância na sede da polícia em tempo real. O SkyWatch também contém um sistema de comunicação com sirene e luzes que permite que a equipe remota do departamento de polícia possa chamar a atenção de indivíduos em atividades suspeitas.

A condição das estradas e do trânsito é outro fator importante para a polícia. Nesses ambientes, as câmeras precisam ser capazes de ler placas de carro a grandes distâncias e ter um enfoque rápido para permitir o acompanhamento de em tempo real de objetos em movimento. Ao fazer o cruzamento das placas identificadas pelas câmeras com o banco de dados da polícia, é possível, por exemplo, identificar carros roubados ou irregulares. Com os recursos de vídeo inteligente, aqueles que supervisionam o tráfego, seja na cidade, seja em rodovias, podem receber alertas automáticos quando incidentes são identificados pelas câmeras.

A detecção imediata de congestionamentos, acidentes ou veículos parados nas vias permite a atuação e rápido restabelecimento da normalidade, tornando as vias mais rápidas e seguras. Parece algo saído de um filme, mas essa tecnologia já está disponível e é utilizada em algumas das principais vias de São Paulo (SP), por exemplo. Por tudo isso, sistemas integrados de videomonitoramento são cada vez mais importantes para gerenciar de forma eficaz a segurança de pessoas, edifícios, ruas e equipamentos públicos e enfrentar os desafios atuais e futuros – com certeza, um futuro cada vez mais real.

*Marcelo Ponte é gerente de Marketing da Axis Communications para a América do Sul.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra