Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Sem glúten e lactose: as novas tendências na alimentação

Sem glúten e lactose: as novas tendências na alimentação

24/06/2015 Filomena Benfatti

Glúten e lactose. Há algum tempo, esses dois ingredientes se popularizaram como os grandes vilões da saúde e da boa forma.

Em busca da famosa nutrição funcional, milhares de pessoas aboliram esses nutrientes do cardápio e este mercado tem crescido cada vez mais.

Embora muitos associem essa atitude à moda ou a dietas malucas, uma pesquisa realizada pela Dunnhumby, empresa de pesquisa do grupo varejista britânico Tesco, revela que o Brasil se mostra bem mais preocupado com a alimentação que a média global.

Aproximadamente 79% dos brasileiros disseram que saúde e nutrição são prioridade em sua vida. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos esse número não passa de 55%.

Assim, para quem se preocupa em manter uma alimentação equilibrada e funcional, a retirada do glúten e da lactose do cardápio pode provocar grandes benefícios, principalmente se houver uma sensibilidade ou intolerância ao consumo destes nutrientes.

Com estes hábitos, é perceptível a diminuição dos riscos para doenças autoimunes e associadas à inflamação, como as cardiovasculares e a melhoria do funcionamento do metabolismo em geral, com a redução ou eliminação de sintomas incômodos, como enxaqueca, prisão de ventre, queimação no estômago, gases e inchaço.

Para atender uma demanda de público cada vez maior e mais exigente, o mercado tem buscado se atualizar e investir em produtos mais saborosos e saudáveis.

Nos últimos cinco anos, enquanto as vendas dos produtos tradicionais cresceram 67%, os produtos considerados saudáveis aumentaram 98% no mesmo período, segundo a consultoria Euromonitor.

O mais interessante nessa expansão é que produtos saudáveis deixaram de ser sinônimo de ruins ou pouco saborosos. A indústria tem se reinventado a cada ano e lançando produtos antes impensáveis, como sorvetes ou outros doces sem glúten, açúcar ou lactose.

E o mais importante: sem abrir mão do sabor. A tendência demonstra a possibilidade gerada a todos o segmentos alimentícios de se atualizarem e proporem soluções mais saudáveis e funcionais aos consumidores.

Afinal, quem não gosta de comer bem sem sentir qualquer tipo de culpa ou dor na consciência? Está lançada uma nova era para esse mercado.

* Filomena Benfatti é formada em engenharia de alimentos e vice-presidente de inovação da Blend Coberturas.



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre