Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Sustentabilidade e a gestão estratégica empresarial

Sustentabilidade e a gestão estratégica empresarial

04/10/2016 Reinaldo Dias

A sustentabilidade empresarial é um tema cada vez mais discutido em diversos fóruns nacionais e internacionais.

Sustentabilidade e a gestão estratégica empresarial

Isto se traduz em múltiplas iniciativas destinadas a promover geração de valor empresarial além da visão tradicional, ou seja, a que incorpora fatores ambientais e sociais na estratégia central da gestão das organizações.

No entanto, o compromisso com estas iniciativas por parte das empresas somente ocorrerá se forem capazes de visualizar de modo tangível os benefícios concretos que as práticas sustentáveis geram para o negócio no curto, médio e longo prazo.

Para as empresas, o desenvolvimento sustentável se apresenta como uma oportunidade de mudança e transição para uma nova forma de fazer negócios, novas formas de conviver na sociedade, desenvolver-se e crescer em um meio de concorrência onde todos possam ganhar de algum modo.

O futuro competitivo da empresa depende cada vez mais de sua sustentabilidade, ou seja, da capacidade que possui para manter-se através do tempo, utilizando de forma responsável os recursos para sua atividade, criando valor para os grupos relacionados com a organização (stakeholders).

Na reunião da COP 21 em Paris, o setor privado assumiu o compromisso de contribuir com a luta global contra as mudanças climáticas. Para cumprir as metas estabelecidas, o esforço a ser empreendido deverá ser enorme e traduzir-se em mudanças substanciais nos processos produtivos e nas práticas empresariais, com a sustentabilidade transformada em importante ferramenta para aumentar a competitividade das empresas.

Com o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TICs) destacou-se a figura do cidadão consumidor que não só reclama pelos seus direitos junto ao Estado, mas que também o faz diretamente às organizações empresariais, exigindo que estas assumam formas de produção mais limpas, inclusivas e transparentes como modo de enfrentar as mudanças climáticas e diminuir a pobreza.

Considerando este cenário, uma nova cultura empresarial surge tendo uma orientação gerencial e organizacional com base na sustentabilidade. É nesse contexto que surge a gestão estratégica da sustentabilidade que, na prática empresarial, facilita a integração da visão tradicional com a perspectiva do desenvolvimento sustentável.

O conceito de sustentabilidade envolve uma grande mudança e exige uma nova cultura focada na questão social, em particular na erradicação da pobreza. Está caracterizada por respeito à natureza e baseada em modelos econômicos, tecnológicos e regulatórios estabelecidos pela necessidade de combater as mudanças climáticas.

Nesse sentido, as ações de enfrentamento das mudanças climáticas colocam às empresas a necessidade de assumirem um papel decisivo de liderança nesse processo, pois são o segmento mais dinâmico e com habilidade para inovar na sociedade.

A sustentabilidade aplicada à estratégia empresarial vai além do cumprimento das obrigações jurídicas, fiscais ou trabalhistas, sendo fundamental o aumento no investimento do capital humano, pois o desenvolvimento sustentável, compreendido como fim que orienta a ação, necessita profissionais capacitados para tomar decisões políticas, gerar programas e realizar ações que permitam relacionar-se com sucesso entre os diferentes grupos de interesse da organização, tanto no nível interno, como externo.

As organizações que adotam o conceito de sustentabilidade em sua estratégia e tomada de decisões entendem que a obtenção de benefícios continua sendo o principal objetivo das empresas, mas não sua única razão de ser, e optam por uma reflexão de longo prazo sobre as decisões e os investimentos estratégicos.

Contribuem, desse modo, para criar uma alternativa de gestão onde as empresas podem administrar suas operações de modo a incentivar o crescimento econômico e a competitividade e ao mesmo tempo, garantir a proteção do meio ambiente e valorizar o impacto social da atividade empresarial.

* Reinaldo Dias é professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, campus Campinas. Doutor em Ciências Sociais, Mestre em Ciência Política pela Unicamp e especialista em Ciências Ambientais.



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre