Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Tchau querida!

Tchau querida!

21/08/2016 Bady Curi Neto

É chegada a hora do “tchau querida” definitivo.

A presidente afastada, Dilma Rousseff, pelo Senado Federal no processo de impeachment, será definitivamente defenestrada do cargo de mandatária maior da nação, pelos maus feitos por ela praticados, caracterizado crime de responsabilidade no nosso ordenamento jurídico.

No dia 09 de agosto, o Senado Federal sobre a batuta do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Lewandowski, que comandou a seção plenária durante quase 17 horas, decidiu levar a presidente Dilma ao julgamento final, com aprovação maciça do relatório da comissão especial do impeachment, que recomendava seu julgamento.

A partir da aprovação do relatório, por 59 votos a favor e 21 contra dos Senadores, a presidente afastada passou à condição de ré no processo de impeachment e será julgada por crime de responsabilidade previsto na Constituição Federal e na lei 1079/50.

Segundo o relatório, de 400 páginas, confeccionado pela lavra do senador Augusto Anastasia, renomado professor e jurista mineiro, restou comprovado às denominadas pedaladas fiscais e a edição de decretos para liberação de dinheiro sem autorização do Congresso Nacional.

A partir desta fase, inicia-se a fase derradeira do processo de impedimento, no qual a acusação tem prazo de 48 horas para apresentar um resumo da peça acusatória, com a indicação de testemunhas. Recebido esta peça pelo presidente do STF, a ré Dilma Rousseff é intimada para apresentar um resumo de sua defesa e indicar suas testemunhas.

Ouvidas as testemunhas, será marcado o julgamento final em plenário no Senado Federal. Para que haja a cassação da mandatária maior da nação, e seja decretado seu impedimento para exercer qualquer cargo ou função pública, pelo período de oito anos, serão necessários que 2/3 dos senadores votem pela condenação da presidente por prática de crimes de responsabilidade.

Apesar da demora para a conclusão e o resultado final do julgamento, tendo em vista as várias fases processuais, é importante que todas elas sejam respeitadas, como ocorre no caso vertente, para que não haja arguição de nulidade por cerceamento de defesa e afronta ao princípio do contraditório.

Os senadores que defendem a presidente, assim como seu defensor, batem incessantemente na argumentação de golpe, afirmando que a presidente não cometeu crime. Chamou em especial atenção, uma das falas da senadora Gleisi Hoffmann, que na tribuna disse: “Não tem um partido aqui que tenha moral para apontar para o PT, para o Lula ou para a Dilma, denunciando alguma coisa. Todos aqui estão envolvidos, de certa forma, com questão de corrupção e de desvios. Não têm moral para julgar essa presidenta da República (...)”

O discurso causa estranheza, principalmente devido ao envolvimento de seu partido no escândalo de desvios da Petrobras, sendo que a senadora, juntamente com seu marido, o ex-Ministro Paulo Bernardo, foram denunciados pelo Procurador da República ao Supremo Tribunal Federal no âmbito da operação Lava Jato.

O desespero dos senadores, aliados à presidente e a votação expressiva do senado para transformar Dilma em ré no processo de impeachment demonstra que é “chegada a hora” do “tchau querida” definitivo.

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre