Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Tempos pioneiros

Tempos pioneiros

28/04/2017 Francisco Habermann

“O tempo não passa, nós é que vivemos cada tempo... e passamos” ( dos sábios antigos ).

Nas primeiras fases da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu ( FCMBB ), a construção e a busca dos recursos humanos, os professores e funcionários, eram necessidades imediatas.

E isso se fazia com poucos. Os pioneiros professores da instituição de ensino superior que aqui labutavam foram buscar outros que pudessem aumentar os resultados que já despontavam em Botucatu, desde 1963.

Tudo foi organizado para que os que aqui chegavam naquelas primeiras turmas de alunos pudessem ter cursos diferentes dos moldes universitários de então. A começar pela denominação da nova instituição de ensino superior – Ciências Médicas.

Ilustres professores, moldados na experiência profissional comprovada, foram muito corajosos em aderir ao projeto inovador da antiga FCMBB, com o inicio do curso de Medicina, Biologia e Medicina Veterinária.

Todos os alunos daqueles três cursos inaugurais fariam, em conjunto, o mesmo aprendizado básico em ciências biológicas. Foi assim que nos sentamos todos juntos nos bancos improvisados, muitas vezes rústicos – desde 26 de abril de 1963 com a aula inaugural - mas abrigados num prédio que já estava construído e tinha formato de hospital, cuja primeira enfermaria foi inaugurada só em 1967.

Hoje, 54 anos após, a evolução progressiva de todos os cursos superiores aqui instalados – incluído o curso de Agronomia em 1965 - transformaram a pequena Botucatu de então em cidade universitária, agora qualificada como uma das melhores para se viver e educar filhos.

Além de se identificar como diferenciada e atrativa para diferentes projetos de desenvolvimento humano no mundo moderno. Aos pioneiros de todos os tempos - professores, alunos e funcionários - agora reunidos em nossa UNESP, dirigimos nossas homenagens nesta data.

Igualmente, como ex-alunos da FCMBB e discípulos integrantes que continuamos a ser da Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP, comemoramos, todos, em júbilo. A gloriosa instituição universitária cumpre suas funções na sociedade. Parabéns.

* Francisco Habermann é docente e ex-aluno da 1ª. turma da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra