Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Tributos – A escravidão do indivíduo perante o estado

Tributos – A escravidão do indivíduo perante o estado

01/11/2014 Natália Vilarouca

Tributo é a prova inequívoca da escravidão do indivíduo perante o estado. A origem da tributação não é outra senão a submissão do vencido ao vencedor.

Aos povos perdedores eram impostos os pesados tributos para custear o estado campeão. A conquista deveria ser premiada com os espólios de guerra. Foi assim com Roma e com todos os grandes impérios da humanidade. Até então o caráter espoliador do tributo tem se mantido, pois se baseia, sobretudo, na relação vertical entre estado e indivíduo. Relação esta de poder e coerção.

O estado, detentor de soberania, impõe ao indivíduo sua vontade mediante a lei. Se outrora se justificava o tributo como espólio de guerra, hoje, com o chamado estado Interventor, a relação está mascarada. Ao espoliado dá-se o nome de contribuinte. Diz-se atualmente que a relação é jurídica e não mais de poder. Aqueles que advogam esta posição apoiam-se no fato de que agora existem regras anteriores. Tudo embromação. A relação obrigacional entre indivíduo e estado é formada mediante vontade unilateral deste último.

E quem se recusar a cumprir tal obrigação é tratado como um ladrão. No estado brasileiro, diga-se de passagem, a pena de furto simples é menor do que a pena para sonegação fiscal. A primeira chega ao máximo de quatro anos de reclusão, a segunda, cinco anos (artigo155 do Código Penal e artigo 1º da lei 8137/90). Não é só. Tributo também é das formas de intervenção estatal na economia. No caso brasileiro, temos os chamados tributos extrafiscais, que com as devidas particularidades, não se submetem aos princípios da anterioridade e nonagesimal, cujo intuito é prevenir surpresas ao espoliado.

Como consequência da tributação há a distorção no funcionamento do mercado que opera mediante o sistema de preços. Diante da distorção gerada pela intervenção via tributo, o consumidor comporta-se de forma diferente do que se comportaria, caso não houvesse tributação. Diga-se também que alterações de alíquotas e bases de cálculo de determinados tributos servem como medidas populistas, que mais cedo ou mais tarde trarão seus frutos podres, pois a lei da oferta e da demanda é mordaz e certa.

Obviamente existem limites para a tributação. Mas longe de ser algo animador, é somente algo que vem coadunar com o sistema de escravidão perpetrado via tributo. É que o estado não pode matar sua galinha dos ovos de ouro. O senhor não mata o escravo, mas retira dele toda sua força, deixando um espaço de descanso. Só existe uma hipótese na qual o soberano estado corta a garganta de seu escravo: quando este se comporta de forma subversiva. Para que sirva de exemplo aos demais. E só.

*Natália Vilarouca é Acadêmica de Direito da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Colunista do Instituto Liberal e do portal Liberdade em Foco. Ex-bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes