Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Tudo reflete no todo

Tudo reflete no todo

13/09/2017 Talia Jaoui

Em que país você vive? Brasil. E não adianta nem tentar fugir.

Também não adianta você reclamar, nem se esconder. O Brasil não tem leis. Bandido é protegido no Brasil. Brasil está violento. Brasil tem estupros. Brasil mata adolescentes. Brasil tem políticos desonestos. As ruas estão sujas. Não matem a Amazônia. As coisas não andam neste país. Só pode ser aqui no Brasil, mesmo.

Já ouviram ou leram pelo menos UMA destas frases. Isso se não falaram algumas delas! Deixa eu te contar: Brasil é você e você é Brasil. Como assim, você está louca? Vou te mostrar: Como você interfere nas leis? Você já criou ou participou de algum tipo de campanha a favor da mudança de leis? Qual é a sua contribuição para a diminuição da violência no país? Você se lembra em quem votou?

E qual era a plataforma deste candidato? Você manda e-mail, cobra seu candidato? O que você já fez a favor da Amazônia ou das árvores do seu bairro? De quantos abaixo assinados, que demoram 30 segundos para assinar, você já participou? Fácil julgar e apontar o dedo.

Difícil e desconfortável é FAZER algo para mudar o que deve ser mudado. Não se consegue, obviamente, mudar tudo sozinho. Entretanto, fazer sua parte é fundamental. Essencial parar para refletir para onde você está caminhando. Ajude o próximo, os próximos.

Faça com que eles reflitam também sobre os caminhos que estamos tomando política, econômica e socialmente. Desemprego, violência e corrupção são as palavras que dominam nossas manchetes. Precisamos mudar isso, agora. O processo pode ser lento, mas o começo precisa ser rápido. Ação.

É por isso que sempre acabo tocando no mesmo assunto. Se questionar e agir. Essa é a raiz do Coaching. Essa é a Revolução do Coaching.

* Tália Jaoui é Master Coach Trainer da Prime Talent Brasil. 



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves