Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Um bom posicionamento de marca pode atrair talentos

Um bom posicionamento de marca pode atrair talentos

02/02/2017 John Mackenzie

A busca de valor nas empresas pelos colaboradores, em especial os mais jovens.

Muito se tem falado sobre uma nova geração de colaboradores que não apenas busca uma vaga no mercado, mas que leva em consideração o posicionamento das empresas, seu impacto na sociedade e a valorização do bem-estar dos funcionários.

No Brasil, por exemplo, essa é a realidade de 69% das pessoas, segundo a pesquisa The Future of Work organizada pelo ADP Research Institute. Para essa fatia de profissionais, trabalhar em companhias nas quais identifiquem algum significado é uma das necessidades mais importantes para seu futuro profissional.

Uma empresa que respeita a diversidade em seu quadro de colaboradores, que apoia e incentiva ações sociais, que fala abertamente sobre sua contribuição com o meio-ambiente e com o bem-estar das pessoas, colabora para o “brilho nos olhos” daqueles que estão à procura do “emprego ideal”.

“Os jovens hoje em dia me surpreendem muito e, cada vez mais, observo que para eles é altamente relevante os valores profissionais estarem alinhados com os pessoais. E não faz sentido trabalhar em algum lugar em que não seja possível gerar esse alinhamento, até porque quando se perde esse valor, fica difícil levantar para ir trabalhar. E essa é a grande questão: cada vez mais as empresas têm que ter esses valores e o importante é que eles não sejam “fake””, comenta Deborah Abi-Saber, gerente Nacional de Recursos Humanos da Red Bull, durante Summit O Futuro do Trabalho, realizado pela ADP no início de novembro.

Luciana Caletti, CEO e co-fundadora do Love Mondays, também presente no evento, lembra que, muito além de divulgar seus produtos e serviços, a empresa tem que fazer uso do Marketing para mostrar seus valores. E isso reflete diretamente na área de Recursos Humanos.

“O Marketing evoluiu de sua era funcional. Saiu do “sabão que lava melhor”, passou pelo Marketing emotivo, o do “sabão que dá uma sensação de conforto”, e chegou ao Marketing de propósito, com o “sabão que salva o mundo e que não polui o rio”. Hoje se fala muito em propósito e esse caminho chega ao RH. A empresa que conseguir engajar o profissional dessa forma conquistará um impacto que maior que os próprios benefícios ou salários”, afirma.

Desta maneira, além de engajar novos talentos, empresas com metas alinhadas às de seus colaboradores trazem mais significado e propósito aos seus objetivos pessoais, e contribuem para a retenção e o engajamento desses profissionais. O que sua empresa está fazendo nesse sentido, hoje?

* John Mackenzie é Gerente Sênior de Marketing Estratégico e Comunicações Latam da ADP.



Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins