Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Uma nave de amor e espiritualidade!

Uma nave de amor e espiritualidade!

26/10/2014 Andrea Cabral

Grupo de voluntários se unem para promover acolhimento espiritual a pacientes com câncer.

Voluntários, de várias denominações religiosas, se unem com um único propósito: dar suporte espiritual a pacientes com câncer e seus acompanhantes, familiares e funcionários.

Concebido como estratégia em novembro 2007 e implantado no ano de 2009 no Instituto Nacional do Câncer, o Núcleo de Apoio Voluntário Espiritual – N.A.V.E. – tem como princípio respeitar as individualidades, promover o acolhimento, consolar, renovar as esperanças, o equilíbrio e a força daqueles que enfrentam o câncer, dos seus familiares, amigos e profissionais cuidadores.

O médico responsável, Dr. José Adalberto F. Oliveira, ressalta que o apoio enfatiza o suporte espiritual, não tem a finalidade de conversão e a atenção religiosa só é realizada quando solicitada pelo paciente.

Visando a continuidade desse trabalho, o NAVE desenvolveu um procedimento de seleção e preparação dos voluntários, bem como uma metodologia capaz de demonstrar, estatisticamente, os benefícios da espiritualidade no tratamento do câncer. E ainda oferece eventos gratuitos como seminários e jornadas, tendo como tema central a espiritualidade e a saúde.

Segundo dados do Núcleo, os resultados são animadores: o número de visitas aos leitos saltou de 1.092 em 2010 para mais de 6.700 em 2013! O mais interessante é que quanto mais visitas recebem, menos dor os pacientes sentem, mais sentimentos positivos expressam e menor é o índice de sofrimento. “Aqueles que recebem apoio espiritual permanecem menos tempo internados”, comemora Dr. José Adalberto. Esperança, confiança e fé são os sentimentos mais observados pelos voluntários.

Acompanhando uma tendência mundial, diversos hospitais no Brasil oferecem apoio espiritual como uma ferramenta durante o tratamento. Pesquisas indicam que a espiritualidade influencia positivamente a saúde, a recuperação e a qualidade de vida dos envolvidos.

Uma das primeiras pesquisadoras sobre o papel da espiritualidade na saúde, Mary Baker Eddy, afirma que “o Amor sustenta o coração em luta”. O poder do Amor divino é onipotente, capaz de romper as amarras mentais e destruir a doença.

Esse apoio voluntário desperta o senso espiritual do paciente e o fortalece. Por isso, minimiza o sofrimento, reduz o estresse e a ansiedade. Assim, é mais fácil para o paciente abrir seu pensamento para o Amor que elimina o medo, deixa a saúde perceptível e traz tranquilidade e preparo para enfrentar bem a situação.

* Andrea Cabral é jornalista e atua como Comitê de Publicação da Ciência Cristã.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves