Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Uma solução para a depressão e o suicídio

Uma solução para a depressão e o suicídio

22/08/2014 Leide Lessa

“Não importa o que as pessoas digam. As palavras e as ideias podem mudar o mundo”. Robin Williams, no filme A Sociedade dos Poetas Mortos (1989).

A poesia, o ensino aos jovens e o desafio às ideias conservadoras me fascinam, por isso fui ao cinema ver esse filme assim que chegou às telas de cinema, quando ainda estudava letras na Universidade de São Paulo. Hoje, mais do que nunca, sinto e acredito no poder das palavras e das ideias para mudar o mundo para melhor, para proporcionar mais saúde mental, emocional e física.

No caso da saúde emocional, muitas vezes não é fácil ser jovem e seguir uma carreira sem o apoio da família, como foi o caso de Robin Williams, cujo pai como alto executivo não acreditou que o filho poderia sobreviver como ator. Outras vezes, é difícil vencer os pensamentos depressivos que dizem que não somos suficientemente qualificados para estudar, trabalhar ou até mesmo para viver. Nos últimos dias, pessoas se perguntaram ao redor do mundo: Como alguém tão bem sucedido como Robin Williams pôde se sentir deprimido?

Entretanto, anualmente, quase 1 milhão de pessoas tentam se suicidar e a Organização Mundial da Saúde diz que a depressão afeta mais de 350 milhões de pessoas, ou seja 5% da população mundial. Por isso, alguém ao nosso lado pode sofrer de depressão sem nos apercebermos. Muitos não aguentam os pensamentos negativos e recorrem ao álcool ou às drogas, com a esperança de “esquecer” os problemas.

Ao se tornarem dependentes, porém, fica mais difícil abandonar o vício, principalmente, quando não se conhece o mais eficiente dos agentes: o Amor divino. Só esse Amor que ama incondicionalmente, que está presente a todo momento e fala à consciência para salvar, consolar e curar, pode nos guiar a encontrar uma vida com propósito e livre de maus pensamentos. Eu vivi tudo isso. Durante a adolescência e juventude, eu não tinha “problemas”.

Mas os pensamentos suicidas, que vinham como consequência da autocondenação, baixa autoestima e inferioridade, não me deixavam. Hoje tenho una explicação do porquê estou viva: “Aquele que … domina suas crenças mortais, a animalidade e o ódio, rejubila-se com a prova da cura, o senso doce e seguro de que Deus é o Amor”, como o diz Mary Baker Eddy no livro Ciência e Saúde.

Já na pré-adolescência, eu aceitava e entendia que Deus é Amor e por isso ama e protege Seus filhos, e isso me ajudou a dominar os pensamentos ilógicos e irracionais de suicídio, até que finalmente, com ajuda e consagração espirituais, eles desapareceram e obtive a cura completa da depressão. Se você estiver pensando muito em Robin Williams, procure enfocar-se na alegria e sabedoria que o trabalho dele trouxe ao mundo.

Quem sabe você encontre alguém que necessite de amor, de um sorriso, do conhecimento de que Deus o ama incondicionalmente e lhe tem reservado um propósito único e bênçãos! Assim você também verá como as palavras e as ideias podem, de verdade, mudar o mundo de alguém.

*Leide Lessa é professora e conferencista da Ciência Cristã e escreve sobre saúde sob uma perspectiva espiritual.



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado