Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Viva a sua criança interior

Viva a sua criança interior

12/10/2016 Eduardo Shinyashiki

Como já dizia Jung, em todo adulto espreita uma criança.

Viva a sua criança interior

Para o estudioso que fundou a psicologia analítica, sempre existirá dentro de nós uma criança que requer atenção e educação contínua.

Essa é a parte do indivíduo que o estimula a querer desenvolver-se e tornar-se completo. No decorrer da vida desenvolvemos um sistema de proteção, colocando máscaras e couraças para viver nos moldes e regras da sociedade.

Assim, a nossa criança interior - o aspecto da nossa personalidade que mantém as características de alegria, criatividade, entusiasmo, encantamento frente à vida, abertura e confiança - vai sendo deixada em segundo plano, escondida e lentamente esquecida.

Desde criança somos condicionados a nos concentrar naquilo que não vai bem, no que não somos bons, que não conseguimos e não devemos fazer e somos conduzidos a direcionar as energias e a atenção para a resolução de problemas.

Desse modo, acabamos deixando de lado as potencialidades, os talentos, a coragem de experimentar, a espontaneidade, a iniciativa, e os aspectos positivos pessoais e da vida em geral. Por isso, é importante cuidar dessa nossa criança, pois, consequentemente, estaremos cuidando da nossa paixão, energia e vontade de expandir nossos potenciais.

A melhor solução para reconstituir esse estado interior é praticar simples atos que gerem momentos de prazer e participar de atividades lúdicas que ativem nosso aspecto criativo e autêntico. A criança escondida dentro de nós é, na sua forma mais natural, a força motora que faz girar o universo pessoal.

É a força que dá ao ser humano a confiança na vida. Então, para resgatar essa sensação podemos:

- Não deixar de perceber os pequenos milagres que possibilitam o nascer de cada dia. Comemorar os simples atos da vida e valorizar a simplicidade e as mínimas coisas que geram momentos de prazer.

- Seja você mesmo: não precisa ser igual aos outros para ser realmente feliz e satisfeito. Precisamos ir ao encontro de nós mesmos, da nossa originalidade, autenticidade, criatividade, beleza e força.

- Cuide de você e respeite suas necessidades: cultive os seus sonhos e os relacionamentos interpessoais verdadeiros e profundos para amar e ser amado.

- Aproveite o momento presente sem estar sempre preocupado com o futuro ou preso no passado.

Ser natural como uma criança significa ser espontâneo, estar aberto a experimentar a vida sem pré-julgamentos, sem filtros limitantes, sem crenças obsoletas e medos do que as pessoas possam pensar de nós.

A criança interior existiu antes de nos tornarmos adultos e ainda existe! Se a deixarmos morrer perderemos a riqueza, a força, o entusiasmo e a capacidade de transformar os obstáculos em oportunidades.

* Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, conferencista nacional e internacional e especialista em Desenvolvimento das Competências de Liderança aplicadas à Administração e Educação.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra