Você sabe o que é Gestão de Pessoas?
Você sabe o que é Gestão de Pessoas?
O objetivo maior é a atuação na gestão individual, o que caracteriza todo o contexto pessoal e organizacional.
A Gestão de pessoas compreende o conjunto de métodos e habilidades, políticas, técnicas específicas e práticas definidas que possui como objetivo administrar comportamentos internos para potencializar os recursos humanos de uma empresa, instituição ou de um grupo específico de trabalho.
Mas o que ela propõe? Potencializar os recursos pessoais e individuais das pessoas para obter resultados mais produtivos que além da produtividade também está relacionado com satisfação pessoal no trabalho desenvolvido.
Em vários setores a gestão de pessoas é aplicada, não somente em empresas e instituições que apresentam características afins. O objetivo maior é a atuação na gestão individual, o que caracteriza todo o contexto pessoal e organizacional. Existem alguns métodos eficazes para alcançá-la, que são:
1- Definir metas precisas e pontuais para cada setor
2 - Planejar detalhadamente como desenvolver estratégias para atingir as metas propostas/definidas
3 - Manter o foco durante todo o processo de desenvolvimento
4 - Avaliar criteriosamente possíveis problemas que impeçam o planejamento desejado
5 - Estar atento para avaliar os resultados durante todo o processo de desenvolvimento
6 - Ser flexível para possíveis fatores externos que possam aparecer e alterar de alguma forma o processo.
Entretanto, nessa condição é importante se manter focado e determinado para atingir o resultado final planejado. Essas dicas trazem um diferencial para pessoas e empresas na obtenção de bons resultados, de forma mais rápida e efetiva, com menores custos e maior satisfação pessoal dos indivíduos envolvidos no processo.
O processo de gestão de empresas e gestão de pessoas pode parecer um processo lógico e simples. Pode ser observado que realmente é um processo lógico, porém nem tão simples de ser realizado, pois envolve conhecimento multidisciplinar de várias áreas como estratégias de relacionamento interpessoal, técnicas de planejamento, administração financeira e psicologia.
O primeiro passo é querer a mudança, mudar a si mesmo para que o outro mude. O segundo é acreditar na mudança, apesar das dificuldades e das consequências possíveis e ter um bom senso de questionamento. A partir daí, a gestão acontece e uma liderança capacitada ajudará nas melhoras individuais e coletivas de cada um de nós.
* William Ferraz é Master Coach especialista em Inteligência Emocional do Instituto IDEAH de São Paulo.