|
Trabalho brasileiro vence prêmio internacional de jornalismo
|
|
|
|
Autoria: Da Redação
|
|
02 de dezembro de 2009
|
|
A série de reportagens A Trajetória da fumaça, publicada pelo site O Eco em setembro deste ano, é um dos vencedores do prêmio internacional de jornalismo Earth Journalism Awards.
O trabalho, que apresenta uma radiografia do problema das queimadas na Amazônia, está entre os 15 vencedores de diferentes categorias e é o único representante brasileiro entre os ganhadores. No total, foram 907 trabalhos inscritos, vindos de 148 países. Série disputa agora o voto popular pela internet, para eleger, entre vencedores, o trabalho que será apresentado a chefes de estado e negociadores na Conferência do Clima da ONU, em dezembro, em Copenhague. O Earth Journalism Awards é considerado um dos maiores prêmios do jornalismo ambiental mundial.
Ele foi criado para honrar aqueles que, na mídia, usam suas habilidades de comunicação e influência para promover a sensibilização e fornecer uma nova visão sobre questões relativas às mudanças climáticas – seja em sua região ou em relação a temas específicos. A Trajetória da Fumaça foi um dos vencedores da categoria regional e recebeu menção honrosa no prêmio temático categoria “Florestas”. O trabalho brasileiro foi desenvolvido pelas jornalistas Andreia Fanzeres e Cristiane Prizibisczki que, durante nove meses, percorreram vários estados amazônicos para entender melhor o problema dos incêndios na maior floresta tropical do planeta. O resultado foi uma série de cinco capítulos que apresenta, de maneira clara e em formato multimídia, os acontecimentos que colocam o Brasil entre os primeiros do ranking de maiores emissores de gases estufa do planeta.
Pesquisa personalizada Google
|