| Início | Galeria dos Colecionadores | Expediente | Cadastre-se | Busca neste Site |






































Posicione o cursor do mouse sobre a imagem acima para navegar pelas edições

 
Editorias
 
Ave, Cachaça!
 
 
 
 
Evite problemas na compra de imóveis na planta Imprimir E-mail
Autoria: Da Redação   
31 de dezembro de 2009
 
 

Atrasos na entrega dos imóveis, embargo da obra por irregularidades junto à prefeitura, reajustes não previstos em contrato.

Esses são alguns dos problemas mais frequentes enfrentados atualmente pelos consumidores que decidiram apostar nos incentivos e facilidades de financiamento e investir na compra da casa própria - em particular, em imóveis novos, adquiridos na planta. De acordo com a Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências (AMSPA), os processos contra construtoras que atrasaram a entrega de imóveis aumentaram 50% nos últimos dois anos. Nesses casos, a empresa é obrigada a pagar uma multa pelo atraso. E, se resolver desistir do imóvel, o comprador ainda pode pedir a devolução de tudo o que pagou - inclusive a comissão do corretor. Para evitar problemas na compra de imóveis na planta, a AMSPA recomenda cautela e alguns cuidados especiais antes, e também depois, do fechamento do contrato com a construtora. Eis aqui cinco dicas úteis para quem está nessa situação:

1- Antes de fechar o contrato, verifique a idoneidade da construtora. Para isso, consulte o Procon sobre a existência de reclamações contra ela. Consulte também o Fórum, para saber se existem ações judiciais contra a empresa.

2- Verifique se a construtora entregou outras obras dentro dos prazos, sem problemas, e se cumpriu as condições estipuladas no contrato.

3- Consulte a prefeitura, para saber se o imóvel está regularizado.

4- No caso de financiamento, verifique se a taxa de juros está dentro do limite permitido por lei - que, atualmente, é de 12%.

5- Observe se o valor inicial das prestações é adequado à sua renda. O valor da prestação nunca deve ultrapassar 30% da sua renda, para não acarretar problemas futuros de atraso no pagamento ou inadimplência.

Outra forma de evitar futuros problemas é criar uma Comissão de Representantes para fiscalizar a obra e seu andamento. A AMSPA coordena o trabalho dessas comissões, cuja criação deve ser exigida pelos compradores. Para isso, os mutuários devem aderir ao quadro associativo da AMSPA, que também oferece outros serviços, pesquisas e levantamentos, além de orientação e defesa dos proprietários de imóveis financiados, por diferentes sistemas.

 
Pesquisa personalizada Google

 
Início arrow Idéias em Debate arrow Evite problemas na compra de imóveis na planta
Guia Local

Serviços
Nome de Usuário

Senha

Lembrar login
Esqueceu sua senha?
Sem conta? Crie uma

Os serviços abaixo só estão disponíveis para usuários cadastrados
RSS
News

Compare produtos, lojas e pre�os
Digite produto ou marca
 
WEBStudio Reinaldo Nascimento
Copyright ©2005-2009 O Debate Ltda.
É permitida a reprodução desta página desde que citada a fonte.
Desenvolvido por Zazo Networks