Má circulação: tome uma atitude para uma vida saudável

Especialista defende que ter bons hábitos de saúde é a melhor maneira de prevenir doenças e ter uma vida longa e produtiva.


Da Redação

17/09/2012 - 18:00

A má circulação é caracterizada pela passagem dificultosa do sangue pelas veias e artérias, e pode desencadear no desenvolvimento de outras doenças. Os sintomas podem ser muito variados, dependendo da forma como surgem.

Nos casos crônicos, onde o problema circulatório se instala e evolui lentamente, os sintomas dependem do tipo de circulação afetada, isto é, circulação arterial, venosa ou linfática. Segundo Luiz Marcelo Aiello Viarengo, doutor em Cirurgia Vascular pela UNICAMP, não há diferenças nas manifestações clínicas entre homens e mulheres. O que pode variar é a prevalência de determinadas doenças.

Por exemplo, as varizes são 4 a 6 vezes mais frequentes nas mulheres, enquanto que a doença aterosclerótica, que pode causar obstruções e/ou aneurismas arteriais, são mais prevalentes nos homens. Manter uma boa circulação depende do combate de todos os fatores de riscos, que podem ser controlados: combater o sedentarismo, parar de fumar, controlar o diabetes, o colesterol, os triglicérides, a hipertensão arterial e a obesidade.

“Resumindo, é preciso manter um estilo de vida saudável, ter amigos e, claro, sorrir muito!”, simplifica. Para Viarengo, tudo isso  está ao alcance de qualquer indivíduo e estes cuidados podem garantir uma boa circulação por muito mais tempo.

“Eu penso que tudo que precisamos para manter uma boa circulação já nos foi dado: as pernas e o cérebro. Cada um de nós é responsável pelo que fazemos com nosso corpo”, defende o médico. Para o especialista, uma vida longa e produtiva depende de atitude. Nenhum médico sabe fazer milagres, por mais competente que seja.

Ele pode colaborar, incentivar e tratar, mas cada pessoa é responsável pela vida que deseja ter. “Não existe nenhum medicamento ou substância natural que seja mais benéfico para sua circulação do que andar”, destaca, afirmando que o cérebro é um instrumento divino e todas as pessoas deviam usá-lo sem medo.

“Pense sobre o que está ingerindo e exercite-se! Cérebro e pernas: esta é a receita para uma vida saudável”, conclui o médico. Luiz Marcelo Viarengo ainda pondera que caso um problema de circulação já esteja instalado, é necessário procurar um especialista o quanto antes. “Use seu cérebro e tome uma atitude! O importante é nunca se automedicar, mesmo que se trate de medicamentos ou substâncias naturais”.




8 alimentos que ajudam a reforçar a imunidade

Para aumentar a defesa do seu organismo, aposte em alimentos ricos em nutrientes que vão dar um up na sua saúde.

Tomar água previne doenças e melhora a aparência da pele e cabelo

Ingestão nos dias frios é tão importante quanto no calor para prevenir problemas renais e respiratórios.

Cirurgia bariátrica cresce no Brasil

Unidades especializadas como o Centro de Cirurgia da Obesidade do Hospital Mãe de Deus colaboram para consolidação do procedimento no país.

Pesquisa: estresse pode causar à morte

Brasil está no topo dos “países mais estressados” do mundo.

Fimose em bebês: entenda o que é e como tratar

Ela se apresenta em duas formas distintas, mas apenas uma delas tem indicação cirúrgica.

Fertilidade masculina está em declínio. Alarmismo ou verdade?

O especialista em Medicina Reprodutiva Edson Borges Junior, diretor científico do Fertility Medical Group, esclarece 7 dúvidas muito comuns.

Pílula para combater criadouros da dengue aguarda aprovação

Para que isso aconteça, é necessária a aprovação do comprimido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Medicamento para diabetes ajuda a proteger contra Parkinson

Pesquisadores da Inglaterra descobriram que a glitazona pode reduzir o risco de desenvolvimento do distúrbio.

Anvisa suspende propaganda de produtos detox da marca Nutrigold

A Agência Brasil entrou em contato com a empresa e aguarda o pronunciamento sobre a suspensão da propaganda de seus produtos.

Cirurgias baratas: desconfiar é a melhor prevenção

Muitas pessoas buscam o corpo perfeito com procedimentos baratos e acabam colocando em risco a própria vida.




Copyright © 2015 Todos os direitos reservados