Polêmico Ato Médico será votado nesta terça-feira

Em tramitação há dez anos no Congresso Nacional, o texto do Projeto de Lei não é consenso entre as profissões da saúde.


Da Redação

26/11/2012 - 18:00

O Projeto de Lei (PLC nº 7703/2006 / PLS 268/2002), conhecido como Ato Médico, que define as atividades de prática privativa entre médicos, será discutido e votado em reunião ordinária, nesta terça-feira (27), às 11h, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal.

O texto do Projeto de Lei não é consenso entre as profissões da saúde. A principal crítica ao PL é quanto à interferência direta da medicina na autonomia das outras profissões da área da saúde, impedindo o trabalho interdisciplinar e multiprofissional.

Com origem no Senado Federal, o PL do Ato Médico passou recentemente por análise da Câmara dos Deputados na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde foi aprovado,  e hoje encontra-se novamente no Senado, como substitutivo PLS 268/2002, na Comissão de Educação.

O projeto deve passar, em seguida, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), segue para apreciação do plenário, último passo antes da sanção presidencial.

Segundo o presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Humberto Verona, a Psicologia tem sido contrária a esse PL desde seu início e continua mantendo sua posição “por entender que ele retira dos profissionais da saúde o diagnóstico e a indicação terapêutica compartilhada para os usuários da saúde. A ditadura do diagnóstico médico será um grande retrocesso no cuidado multiprofissional e interdisciplinar, especialmente no SUS”, alerta.

Diante disso, o CFP vem realizando uma campanha contra a aprovação do Projeto de Lei. Quem quiser se posicionar contrário ao Ato Médico acesse o site do Conselho ou assine o manifesto.




Anvisa proíbe venda de composto de fibras naturais e farinha

A resolução entra em vigor hoje.

Documentário sugere doping frequente e amplo no atletismo

Jornalistas apresentam lista de mais de 800 atletas com parâmetros sanguíneos suspeitos e que ganharam um terço das medalhas em Mundiais e Jogos Olímpicos entre 2001 e 2012.

Um novo escândalo de doping no atletismo

Denúncias revelam que dois terços de campeões olímpicos e mundiais de 2001 a 2012 teriam feito suas marcas movidas a drogas ilegais.

Variação de temperatura aumenta incidência de doenças no inverno

Com temperaturas amenas durante o dia e frias à noite, corpo pode sofrer quedas no sistema imunológico e ficar mais propenso a doenças.

8 alimentos que ajudam a reforçar a imunidade

Para aumentar a defesa do seu organismo, aposte em alimentos ricos em nutrientes que vão dar um up na sua saúde.

Tomar água previne doenças e melhora a aparência da pele e cabelo

Ingestão nos dias frios é tão importante quanto no calor para prevenir problemas renais e respiratórios.

Cirurgia bariátrica cresce no Brasil

Unidades especializadas como o Centro de Cirurgia da Obesidade do Hospital Mãe de Deus colaboram para consolidação do procedimento no país.

Pesquisa: estresse pode causar à morte

Brasil está no topo dos “países mais estressados” do mundo.

Fimose em bebês: entenda o que é e como tratar

Ela se apresenta em duas formas distintas, mas apenas uma delas tem indicação cirúrgica.

Fertilidade masculina está em declínio. Alarmismo ou verdade?

O especialista em Medicina Reprodutiva Edson Borges Junior, diretor científico do Fertility Medical Group, esclarece 7 dúvidas muito comuns.




Copyright © 2015 Todos os direitos reservados